O empreendimento LC Corporate Green Tower, construído pela Luciano Cavalcante Imóveis, recebeu este mês o selo de sustentabilidade Leadrship in Energy and Enviromental Design (LEED) na categoria Silver (Prata) e se tornou o primeiro edifício comercial do Norte e Nordeste a conquistar o certificado concedido pela ONG americana US Green Building Council (USGBC). Localizado na Av. Barão de Studart, 300, a duas quadras da Av. Beira Mar, Meireles, o LC Corporate é comprometido com o meio ambiente desde a sua idealização e foi desenvolvido de forma adequada às exigências para a obtenção da LEED. Superando o mínimo de pontos necessários, o LC Green Tower Corporate Tower recebeu, de acordo com o desempenho, a certificação Silver, atingindo um total de 55 pontos na avaliação. Entre os critérios observados pela USGBC estão a aplicação de projetos de eficiência energética, uso racional de água, aproveitamento de materiais, espaço sustentável e tecnologia.
Com o selo de certificação LEED, a Luciano Cavalcante Imóveis comemora mais uma grande conquista no mercado imobiliário e construção civil. Para o empresário Luciano Cavalcante Filho, presidente da empresa, o sonho tornou-se realidade. “Foram anos de dedicação, esforço e muito trabalho para realizar o sonho de construir o primeiro empreendimento corporativo sustentável do Norte e Nordeste. Hoje, com o reconhecimento desse trabalho pela Green Building Council, que se junta a outra relevante premiação nacional, que foi o Prêmio Master Imobiliário, em 2014, apenas ratificamos o quanto vale a pena pensar e concretizar projetos para um mundo mais saudável”, ressalta o presidente.
Sobre o LC Corporate Green Tower
O LC Corporate Green Tower reúne 324 salas comerciais de 27,24m² a 747,95m²; salões de convenções; estacionamento para 613 vagas; bicicletário; restaurantes, lojas, banco, academia de ginástica e área de lazer com sauna e piscina de raia com 25m. O empreendimento comercial destaca-se também pelo uso de tecnologias sócio ambientalmente responsáveis, como: a utilização de vidros duplos nas esquadrias que filtram os raios UV, reduzindo o calor que vem de fora e o consumo de energia; lâmpadas de LED nas áreas comuns; sistema de ar condicionado que permite troca de ar e melhor conforto acústico e térmico nas salas. Com isso, obtém-se melhor conforto acústico e térmico, com menos oscilações de temperatura, melhor qualidade do ar, colaborando para a diminuição de problemas respiratórios por parte dos condôminos e visitantes.
A Certificação LEED
O LC Corporate Green Tower está em um mercado de certificação para construção civil que cresce a uma taxa de mais de 50% ao ano. Dentre as certificações mais procuradas pelas construções de alto padrão está a LEED. No Brasil, apenas 81 empreendimentos são certificados LEED.
Essa certificação é baseada em critérios que geram pontuação. Superando o mínimo de pontos necessários, o edifício recebe, de acordo com o desempenho, uma certificação básica, prata, ouro ou platinum. Entre os critérios avaliados pela LEED estão eficiência energética, uso racional de água, aproveitamento de materiais, espaço sustentável e tecnologia.
Segundo a Green Building Council Brasil (GBC Brasil), os “Prédios Verdes” já certificados apresentam uma redução de energia de até 30% e um menor uso de água de cerca de 50%, patamar atingido, por exemplo, pelo prédio do Banco Santander localizado na Granja Viana, em São Paulo. O custo adicional para adequar a construção às normas da LEED varia de 3% a 7%, o que, segundo o GBC Brasil, é um valor rapidamente amortizado com a redução de custos operacionais que o edifício terá ao longo de sua vida útil.
* postado por Oswaldo Scaliotti