Encontro possibilitou um bate papo entre os convidados e informações sobre a nova edição de cerâmicas para 2018
Mais uma vez a cidade de Fortaleza recebeu a diretoria da Pointer – marca da Portobello – que veio à capital para apresentar a nova coleção de cerâmicas e revestimentos da indústria alagoana. Nessa quinta-feira (22), a empresa reuniu, em seu Centro de Distribuição, situado em Pedras (CE), jornalistas, digitais influencers e profissionais do segmento de arquitetura e design de interiores. Lá, eles conhecerem o Preview’18, intitulado ‘Morada Brasileira – Em Casa’.
Com o intuito de antecipar o que será apresentado na Expo Revestir – maior feira de revestimentos cerâmicos da América Latina –, a Pointer leva, em primeira mão às principais cidades nordestinas, os produtos mais atualizados do mercado. De acordo com Ernani Albuquerque, superintendente Comercial da indústria, a velocidade e a opinião do mercado são muito importantes para um alinhamento de estratégias, mesmo que o produto já tenha sido definido. “Vamos criando uma percepção do que é valor ou não para o mercado”, diz Albuquerque.
Em parceria firmada com o arquiteto Maurício Arruda, apresentador do programa ‘Decora’, da GNT, que assina a linha de ladrilhos, a Pointer cria uma identidade de aproximação com os clientes através do preparo e da qualificação profissional que o arquiteto exerce. “Teremos, em poucos dias, uma linha erudita, bem preparada, mas uma linha acessível e, quando trouxemos o Maurício Arruda para compor o design da Pointer, mais do que o traço dele, trouxemos a imagem dele”, ressalta Albuquerque.
EXPORTAÇÃO – Com uma estratégia comercial voltada para o Nordeste, especificamente, a indústria, que está localizada em Marechal Deodoro (AL), inovou no mercado com a ampliação das vendas na exportação para outros países, principalmente nas regiões das Américas Sul e Central, onde os produtos foram bem aceitos. “O fato de sermos ligados à Portobello, possibilitou que a Pointer chegasse a este mercado com exportação em 55 países e com o mesmo produto que é vendido no Nordeste brasileiro”, destaca Albuquerque.
NÚMEROS – A Pointer, atualmente, fatura em média cerca de R$ 150 milhões por ano, o que equivale de 10% a 12% de lucro em relação à Portobello. Ainda de acordo com Ernani Albuquerque, superintendente comercial da Pointer, a capacidade de produção da fábrica percorre 1,600 milhão de metros, e com uma venda média de R$ 1,400 milhão por mês, com distribuição em todos os canais: revenda, sendo o maior volume; engenharia e a exportação, considerados volumes complementares.
Já a Portobello, com faturamento de R$ 1 bilhão por ano, é líder em revestimentos no Brasil e produz, anualmente cerca de 30 milhões de metros quadrados, distribuídos, não apenas para o mercado interno, mas, também, para países dos cinco continentes.
SOBRE A PORTOBELLO – A Portobello, líder em revestimentos cerâmicos no Brasil, tem sua fábrica instalada em Tijucas (SC) e produz mais de 30 milhões de metros quadrados anualmente, distribuídos não apenas para o mercado interno, mas também para países dos cinco continentes. Com o design como essência, tem o compromisso de levar ao mercado soluções inovadoras, que transformem ambientes e emocionem pessoas. Seus pilares são compartilhados com suas marcas Pointer, Portobello Shop e Officina Portobello. A primeira, com fábrica instalada em Marechal Deodoro (AL), tem a missão de democratizar o design, com produtos de qualidade e preço acessível; a segunda é a maior rede de varejo do segmento e oferece uma experiência de compra diferenciada, na loja e nos ambientes digitais, para especificação e compra de produtos Portobello; e a terceira, nova aposta da companhia, é a arte da porcelanateria, combina a maestria artesanal com tecnologia de ponta, qualidade e estética, disponibilizando soluções completas aos clientes: desde projetos personalizados, como bancadas e mosaicos, até mobiliários e objetos de decoração.