Consideradas as plantas mais evoluídas do planeta, existentes há 15 milhões de anos, as orquídeas são uma das espécies de flores mais apreciadas e utilizadas em decorações. Pertencente a uma das maiores famílias de plantas do mundo, as orquídeas tornaram-se populares pela sua variedade de cores e formas e também pelo fato de existirem em todos os continentes, com exceção da Antártida. Em Fortaleza, há 10 anos, acontece um festival que reúne cultivadores, colecionadores e apreciadores de todo o Ceará e estados vizinhos para expor e contemplar os mais diversos tipos de orquídeas. Promovido pela Associação Cearense de Orquidófilos – ACEO, o FestOrquídeas chega à sua 10ª edição com o tema “Rendas e bordados do Ceará”, que inspirará o cartaz e todas as demais peças da exposição, instalada na Casa José de Alencar (Av. Washington Soares, 6055), a partir desta sexta-feira (25) até domingo (27).
O 10° FestOrquídeas contará com a presença de exposições de colecionadores de orquídeas e dois orquidários comerciais oferecendo dezenas de espécies e híbridos de orquídeas nacionais e estrangeiras: o Orquidário Flores do Lago, de Minas Gerais, e o Orquidário Santa Gertrudes, do Ceará. Esses últimos estarão comercializando diversos tipos de orquídeas para os visitantes interessados em adquirir as flores. Além disso, no entorno da exposição, haverá uma feira de plantas ornamentais (Adenium, cactos e bromélias) e de insumos do interesse dos orquidófilos (adubos, defensivos, vasos, suportes, susbstratos, entre outros).
Qualquer cultivador de orquídea pode levar seus vasos floridos para expor na Casa José de Alencar durante o FestOrquídeas. “Todo orquidófilo gosta de mostrar suas flores. Para isso, o FestOrquídeas é a melhor vitrine, uma vez que um público de cerca de 10 mil pessoas é esperado nesses três dias de exposição, encantando-se com a beleza das flores e fotografando-as para depois exibir as imagens nas redes sociais. Não há cenário mais belo para uma selfie”, comenta a presidente da ACEO, Juliana Coelho.
As pessoas interessadas em expor devem levar seus vasos para a Casa José de Alencar na manhã de sexta-feira (25). É interessante que a planta esteja florida, enraizada e não apresente sintomas de pragas e doenças. “Há uma restrição importante em relação às flores que serão expostas: não são aceitas plantas retiradas da natureza. A ACEO faz permanente campanha contra o comércio das chamadas ‘plantas do mato’ e não as aceita na exposição nem na feira, apenas flores cultivadas, uma forma de incentivarmos a preservação das orquídeas na natureza”, explica Juliana.
Todas as plantas expostas serão submetidas à apreciação de uma Comissão Julgadora e as vencedoras, nas diferentes categorias, receberão um troféu. Os visitantes também votarão na orquídea que considerarem a mais bela. Serão premiadas as seguintes categorias: Melhor Espécie Brasileira, Melhor Espécie Estrangeira, Melhor Cattleya labiata, Melhor Híbrido, Melhor Espécie Botânica, Melhor Cultivo, Melhor planta da exposição de acordo com o voto popular.
O FestOrquídeas é aberto ao público com entrada e amplo estacionamento gratuitos. Mais informações sobre o evento e a respeito da ACEO podem ser obtidas pelo telefone (85) 98538-9258/ 98782-8097, pelo email orquidofilos.com@gmail.com ou por meio do site www.orquidofilos.com. Os interessados em cultivar orquídeas e obter mais informações sobre os tipos e cuidados com as plantas, podem também participar das reuniões da Associação Cearense de Orquidófilos, que acontecem todos os terceiros sábados de cada mês, às 15 horas, na Casa José de Alencar e são abertas a todos os interessados.
Sobre as orquídeas
Existem, em todo o planeta, mais de 1.800 gêneros de orquídeas, cada um deles abrigando certo número de espécies. No total, são mais de 35 mil espécies espalhadas por todos os continentes e ecossistemas. Dentre elas, 2.500 ocorrem no Brasil, cerca de 100 no Ceará. Acrescentem-se aqui, os híbridos naturais e aqueles produzidos pelo homem. Esses são registrados pela Royal Horticultural Society, da Inglaterra, onde já somam mais de 100 mil.
As flores das diferentes espécies se diferenciam fortemente umas das outras – em tamanho, cor, textura, perfume. O que faz com que todas sejam chamadas de “orquídea” é a estrutura, sua morfologia. A flor da orquídea apresenta três pétalas e três sépalas. Estas últimas têm a função de proteger as pétalas, antes de o botão desabrochar. Ao se abrirem, as seis peças florais formam um conjunto harmônico.
Geralmente plantas que possuem uma grande variedade de espécies tem grande utilidade para as indústrias de produtos medicamentosos ou de beleza. As orquídeas, porém, mesmo tendo uma grande variedade de espécies são utilizadas, em sua maioria, apenas como plantas ornamentais. Na lista dos usos mais comerciais das orquídeas podemos incluir a produção de baunilha que é feita a partir dos frutos das espécies que pertencem ao gênero Vanilla.
Programação 10° FestOrquídeas
Sexta-Feira (25/11/16)
- 08:00h às 13:00h – Recebimento de plantas
- 13:00h às 14:00h – Julgamento
- 14:00h – Abertura da exposição
- 14:00h às 18:00h – Visitação
- 15:00h – Oficina de cultivo de orquídeas (Gerson Paiva, da ACEO)
Sábado (26/11/16)
- 08:00h às 18:00h – Visitação
- 09:00h – Oficina de cultivo de orquídeas (Michelle Canário, da ACEO)
- 10:30h – Oficina de cultivo de orquídeas (Karime Soares, da ASSOPE – Associação Orquidófila de Pernambuco)
- 12:00h – Oficina de cultivo de orquídeas (Hugo Leite de Albuquerque, da APO – Associação Paraibana de Orquidófilos)
- 14:30h às 16:00h – Mesa redonda: “Orquídeas do Nordeste, um patrimônio ameaçado” – Mediador: Italo Gurgel (Diretor de Comunicação da ACEO). Participantes: Roberto Otoch (Fundação Mata Atlântica Cearense), Hugo Leite de Albuquerque (Diretor Técnico da APO) e Marcelo Carvalho (Diretor Técnico da ACEO)
- 15:00h – Oficina de cultivo de orquídeas (Yasmin e Elza Ferreira, da ACEO)
Domingo (27/11/16)
- 08:00h às 17:00h – Visitação
- 09:00h – Oficina de cultivo de Adenium: Plantio e poda (Vera Coelho, da ACEO)
- 10:30h – Oficina de cultivo de Adenium: Polinização e enxertia (Thalles Gomes)
- 12:00h – Oficina de cultivo de orquídeas (Italo Gurgel, da ACEO)
- 14:30h – Oficina de cultivo de orquídeas (Aroldo Correa, do Orquidário Flores do Lago)
- 16:00h – Entrega de troféus
- 17:00h – Encerramento da exposição