Os estados que compõem a macrorregião são responsáveis pelo consumo de mais de 41 mil toneladas de pães industrializados ao ano
Para celebrar a importância de um dos alimentos mais antigos que conhecemos, comemora-se em 16 de outubro o Dia Mundial do Pão. Seja durante o café da manhã, lanche da tarde, ou até mesmo como ingrediente base para a elaboração de receitas para o almoço ou jantar, os pães industrializados têm conquistado mercado por sua praticidade e tempo maior de vida útil e já estão?presentes em 78% dos lares do país.
Pelo segundo ano consecutivo, a ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados) encomendou para a Kantar WorldPanel uma pesquisa sobre as preferências e os perfis dos consumidores de pão. De acordo com o levantamento, do volume nacional de vendas registrado em 2017 (433,9 mil toneladas), as regiões Norte e Nordeste juntas são responsáveis por 9,6% do consumo, correspondente a 41,6 mil toneladas.
Os pães fatiados (também conhecidos como pães de forma) representaram 73,6% do share, equivalente a 30,6 mil toneladas. Em seguida apareceram os pães específicos para hambúrguer, com 10,8% (4,5 mil toneladas), para hot dog e bisnaguinhas, com 9,1% (3,8 mil toneladas) e 2,6% (1,08 mil toneladas) respectivamente.
Quando restringimos os resultados para o universo dos pães de forma, a pesquisa concluiu que os tradicionais (pão branco), além de serem os preferidos, com 35% do share da região (10,73 mil toneladas), foram os que mais atraíram novos compradores, com crescimento de 49,8% na comparação entre 2016 e o ano passado.
Assim como na primeira edição da pesquisa, o novo estudo analisou durante o ano de 2017 uma mostra de 11.300 lares que representam um universo de 53 milhões de famílias espalhadas por sete macrorregiões. Repetindo o ranking de 2016, a Grande São Paulo apresentou maior índice de compra, responsável por 20,5% do consumo; em seguida aparecem Sul (18,1%), Leste e interior do Rio de Janeiro (16,6%), Interior de São Paulo (16,2%), Grande Rio de Janeiro (13,3%), Norte e Nordeste (9,6%) e Centro-Oeste (5,7%).
Claudio Zanão, presidente-executivo da ABIMAPI, explica que os pães industrializados representam uma opção prática, nutritiva e diversificada para a vida agitada das pessoas. “Ao lado do tradicional pão branco, produtos integrais, light, com ingredientes especiais, como linhaça, aveia, centeio e frutas secas, e a combinação de vários grãos já ocupam espaços importantes nas gôndolas dos supermercados”, diz.