Típico do cerrado brasileiro e da região da chapada do Araripe no Ceará, o pequi (cuja nomenclatura vem do Tupi e significa “pele espinhenta”) vem se destacando na culinária nacional e regional há alguns anos. De todos os frutos nativos do cerrado brasileiro, o pequi é o mais consumido e comercializado, e também o melhor estudado nos aspectos nutricional, ecológico e econômico.
Pensando em mostrar ao público as variedades gastronômicas do fruto, no dia 29 de março, o Le Park Bistrô e Cevicheria promove o 1º Festival de Pequi de Fortaleza. O evento será inusitado e cheio de sabor, oferecendo pratos típicos brasileiros e contemporâneos.
O chef Frederico Jayme é o responsável pelo Le Park Bistrô e Cevicheria e pelas comidas deliciosas à base de pequi, que serão servidas no festival. O chef é de origem goiana e tem uma verdadeira paixão pelo fruto. Dos 16 anos de experiência em cozinha profissional, 12 foram na Europa, passando por cozinhas renomadas como a do chef Gordom Ransay, na Inglaterra, e do restaurante Noma, em Copenhagen. Ele também é formado em uma conceituada universidade inglesa, a West London University.
O chef explica o que se pode esperar do festival. “Teremos pratos regionais cearenses, goianos, da minha terra natal, e contemporâneos, todos a lá carte com pequi. Para os apaixonados por pequi como eu será uma noite dos sonhos. Os pequis estão vindo diretamente de Goiás, onde se cultivam os mais aromáticos e polpudos do Brasil. Quem conhece sabe do que estou falando”, destaca o chef Frederico Jayme.
As reservas para o evento já estão à venda no Le Park bistrô no valor de 65 reais. O festival terá um Menu especial com direito a couver, opções de entradas , pratos principais e sobremesas preparados no cardápio à base de pequi com opção de harmonização de vinhos. Os ingressos serão limitados.
Serviço:
1º Festival de Pequi de Fortaleza
Dia 29 de março
Horário: A partir das 18h
Local: Le Park Bistrô e Cervicheria – Complexo Imprensa Food Square – Av. Desembargador Moreira, 2355
Instagram: @leparkbistro
* postado por Oswaldo Scaliotti