Reposicionamento da Oi ] Operadora democratiza acesso dos clientes a conteúdos qualificados ao levar ofertas convergentes a mais de 4.400 municípios
A Oi está se reposicionando no mercado com o lançamento do produto mais completo do setor, o Oi Total, que integra móvel, banda larga, TV por assinatura e fixo. Esse lançamento acompanha as mudanças percebidas nos hábitos dos consumidores, cada vez mais adeptos da cultura da “Geração MMM” (multiconectados, mutidispositivos, multitarefas). Isso porque o Oi Total reúne o melhor conteúdo do cinema, da TV e da internet disponível a qualquer hora e em qualquer lugar através do Oi Play, o portal de conteúdos da Oi, totalmente gratuito para os clientes. Nesse processo de reposicionamento comercial, a Oi decidiu também revitalizar sua marca, que evolui junto com os consumidores e está muito mais interativa, digital e dinâmica.
O lançamento do Oi Total foi baseado em pesquisas qualitativas etnográficas, realizadas dentro das residências de clientes de diversas operadoras em cinco estados. O objetivo foi mapear o comportamento dos consumidores: que serviços eles utilizam, que meios usam para se relacionar com outras pessoas, como interagem com cada device, que tipo de conteúdo desperta seu interesse, em que momento costumam utilizar serviços de telecom, por quanto tempo e em que situações do dia-a-dia. O levantamento identificou o grande interesse dos clientes por conteúdo, além da necessidade de estarem conectados a diversos devicessimultaneamente, o que lhes garante maior mobilidade para executar diferentes tarefas ao mesmo tempo.
Além da pesquisa etnográfica, um amplo questionário foi realizado com mais de 3.200 pessoas para determinar o portfólio de planos Oi Total e os preços a serem praticados. Este extenso programa de pesquisas vem em linha com a estratégia da companhia de procurar entender as preferências e o comportamento dos clientes, assim como foi feito nos recentes lançamentos de telefonia móvel – Oi Livre, Oi Mais, Oi Mais Controle e Oi Mais Empresas. Para se ter uma ideia do sucesso dessas ofertas, só o Oi Livre conquistou 13 milhões de adesões em quatro meses.
Evolução da marca mostra companhia associada a soluções para os consumidores
Essa aproximação com os consumidores também está refletida na evolução da marca Oi. O intuito é associar a Oi a soluções e não somente a produtos, mostrando que a companhia passa a ter uma função bem mais abrangente: não se trata apenas de uma operadora de telecomunicações, mas de um multiplicador de conexões. Os novos logotipos foram desenvolvidos para melhor adequação ao mundo digital. O tradicional logotipo amarelo dá lugar a novas formas e cores, em uma marca mais orgânica, com mais movimento e fluidez. Essa é a nova identidade da Oi.
O Oi Total passa a ser comercializado em todo o país, à exceção de São Paulo, depois do sucesso no projeto piloto realizado no Distrito Federal e em 13 estados (ES, GO, MS, MT, AC, AM, RO, RR, TO, RN, SE, SC e CE). Com isso, a operadora reafirma seu compromisso de democratizar o acesso da população aos serviços de telecomunicações, ofertando soluções integradas em 4.436 municípios, contra 179 municípios da segunda colocada.
“Os resultados obtidos nos estados onde o piloto foi realizado são bem expressivos. No projeto piloto do Oi Total registramos um aumento de 20% nas vendas do serviço de TV por assinatura. Em alguns canais de venda, 40% dos clientes que adquiriram os planos Oi Total não tinham qualquer produto residencial da Oi antes”, afirma Bernardo Winik, diretor de Varejo da Oi. “Estamos apostando no Oi Total para aumentar nossa penetração do mercado com a conquista de novos clientes e também para rentabilizar a base atual, com o aumento do número de serviços por usuário e incremento das ofertas. E consideramos os serviços de TV por assinatura e de banda larga âncoras dessa estratégia”, completa.
A Oi TV é um produto de alta qualidade, com a melhor relação custo/benefício do mercado e estratégico como ferramenta de fidelização dos domicílios. Os estudos da Oi mostram que os domicílios com banda larga, TV por assinatura e fixo registram taxas de churn (cancelamento de serviço) 50% menor do que aqueles que só possuem o fixo.
A TV por assinatura da Oi oferece a maior quantidade de canais em HD no pacote de entrada, além de ser a única a transmitir a Rede Globo em HD com exclusividade por tecnologia DTH (satélite) em mais de 2 mil municípios do país. O serviço também conta com o Oi Play e o Pen VR, que permite a gravação e pausa do conteúdo dos canais através de pen drive com memória de 8 Gb, conectado à entrada USB do set up box. Já serviço de conteúdo on demand por controle remoto, outra funcionalidade do serviço da Oi, possibilita a compra de conteúdo do Oi Filmes com diversos títulos em sua primeira janela de exibição após o cinema.
Novos planos Oi Total reúnem o melhor conteúdo
Oi Total Residencial – Banda Larga +TV + Fixo
As melhores séries, filmes recém-saídos do cinema, desenhos, esportes e muito mais. Um novo jeito de interação.
Oi Total Conectado – Móvel + Banda Larga + Fixo
O conteúdo preferido dos clientes a qualquer hora e em qualquer lugar. Tudo da Internet e mais música para curtir à vontade.
Oi Total Solução Completa – Móvel + Banda Larga + TV + Fixo
Mais interatividade para família curtir dentro e fora de casa. Séries, filmes, desenhos, esportes a qualquer hora e em qualquer lugar. Oi Total Solução Completa é muita diversão.
O Oi Total disponibiliza venda, fatura e atendimento únicos. A instalação do fixo e da banda larga é feita na mesma visita e a da TV por assinatura será incluída ao longo do segundo semestre. O cliente Oi Total também tem acesso ao Oi Wifi grátis em mais de 2 milhões de pontos de conexão pelo Brasil. São pontos espalhados em aeroportos, restaurantes e em muitos outros locais. Para ter uma melhor experiência de navegação, o cliente pode baixar gratuitamente o aplicativo Oi Wifi.
Oferta de lançamento do Oi Total
Clientes Oi Total Residencial e Oi Total Solução Completa dos planos Intermediário e Avançado terão três meses de acesso grátis ao pacote Cinema, que contempla dez canais HBO e seis canais Telecine. Já clientes dos planos Avançado e Top poderão assistir seus programas favoritos a qualquer hora através do Gravador Digital incluído de forma inteiramente grátis nestes planos. Clientes Oi Total Conectado e Oi Total Solução Completa terão três meses de acesso grátis ao serviço Mais Música. São milhões de músicas, de diversos gêneros e artistas.
Clientes Oi Total podem customizar seu plano de acordo com suas necessidades
Clientes Oi Total podem ainda aumentar a velocidade da banda larga mediante contratação e um acréscimo no valor da fatura mensal: 20 Mega (R$ 10), 25 Mega (R$ 20) e 35 Mega (R$ 30). Esse benefício está disponível em 442 municípios em todo o país (exceto no estado de São Paulo). Em 322 destes, a Oi é a única operadora a oferecer o serviço, o que demonstra a robustez e capilaridade da rede da companhia. Os clientes também podem incluir seus dependentes no serviço de telefonia móvel no seu Oi Total (R$ 21), adicionar dados à franquia de internet do titular (10 Gb a R$ 40) e contratar pontos adicionais na TV (R$ 24,90 cada).
Sobre a Oi
A Oi, empresa pioneira na prestação de serviços convergentes no país, oferece transmissão de voz local e de longa distância, telefonia móvel, banda larga, TV por assinatura e a maior rede wi-fi do Brasil. A companhia está presente em todo o território nacional e é a empresa que tem a maior capilaridade de rede do Brasil, chegando às áreas remotas do país e promovendo a inclusão digital da população. Além de serviços de telecomunicações para os mercados varejo e corporativo, a Oi oferece soluções de TI inovadoras, hospedadas em plataforma de computação em nuvem, para empresas de todos os portes.
Em dezembro de 2015, a empresa possuía, no Brasil, cerca de 70 milhões de Unidades Geradoras de Receitas (UGRs), das quais cerca de 47 milhões estavam no segmento Móvel Pessoal, 16 milhões no segmento Residencial e 7 milhões no segmento B2B (grandes corporações e PMEs). Atualmente, a Oi ainda conta com mais de 2 milhões de hotspots da rede Oi WiFi em todo o Brasil.
A companhia integra, desde 2013, a carteira do índice Dow Jones Sustainability Index, na categoria Mercados Emergentes. A Oi também faz parte do ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial – da BM&FBovespa.
A Oi, por meio de seu instituto de responsabilidade social, o Oi Futuro, apoia projetos nas áreas de educação, sustentabilidade, esporte e cultura, através de leis de incentivo, com o intuito de democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano. A Oi é uma das maiores patrocinadoras da cultura no país e busca gerar oportunidades para projetos de todas as regiões do Brasil.
Variações da Marca
- postado por Oswaldo Scaliotti