Em sua segunda edição, programa elegeu empresa que utiliza drones e inteligência artificial para otimizar o processo de inspeção de redes elétricas
A 4vants, de Curitiba, foi eleita a grande vencedora da segunda edição do EDP Starter Brasil, iniciativa da EDP em parceria com a TroposLab Aceleradora. A última etapa do programa, chamada de Demoday, foi realizada ontem (20) e reuniu as seis startups finalistas no Cubo, espaço de fomento ao empreendedorismo, em São Paulo. Miguel Setas, presidente da EDP fez a abertura do evento, falando sobre as principais tendências que têm transformado o setor elétrico, além dos desafios para o futuro.
Os projetos selecionados para a final propõem soluções de inovação envolvendo diferentes tecnologias, tais como inteligência artificial, gestão automatizada de serviços de campo, big data e analytics, serviços financeiros por meio de novos meios de pagamento, plataformas de educação inteligente e armazenamento de energia com baterias.
No Ceará, a EDP é responsável pela UTE Pecém I, sediada no município de São Gonçalo do Amarante. Em operação desde 2012, a Usina gera 370 empregos diretos e 1.053 empregos indiretos. A atividade da termelétrica foi responsável pela transformação do Ceará de estado importador em exportador da energia elétrica.
Durante o evento, as startups tiveram oportunidade de apresentar suas iniciativas a um corpo de jurados formado por executivos da EDP, investidores de mercado e parceiros de negócios, que elegeram a empresa de Curitiba como vencedora. A 4vants será premiada pela EDP para uma Missão na China, em parceria com a StartSe, um dos maiores ecossistemas de empreendedorismo do Brasil. A startup passará uma semana no país asiático em uma imersão focada em inovação.
Além disso, a equipe vencedora acompanhará a EDP ao WebSummit, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, que ocorre em novembro, em Lisboa. No local, os empreendedores terão acesso a um “alpha stand”, um espaço onde poderão demonstrar suas soluções, garantindo assim uma maior visibilidade para suas inciativas e o estímulo de novos negócios. Como se não bastasse, a 4vants também poderá ser avaliada para receber investimentos da EDP Ventures Brasil, primeiro instrumento de capital de risco do setor elétrico brasileiro.
A solução apresentada pela startup vencedora se baseia no uso de drones para a automação do processo de inspeção das redes de distribuição e transmissão de eletricidade e recorre à inteligência artificial como ferramenta para análise das imagens e das anomalias detectadas. O projeto da 4vants aumenta a velocidade de inspeção, otimiza a gestão da manutenção, evita riscos a humanos e reduz custos. Para Michel Sehn, CEO da 4avants, “o apoio técnico do EDP Starter foi fundamental durante a mentoria. Com isso, conseguimos identificar oportunidades de melhorias no nosso projeto e chegar à proposta de valor que conquistou o prêmio hoje. Nossos próximos passos serão efetivar a solução, fechar o contrato com a EDP e escalar o projeto internacionalmente”.
A Dom Rock, startup cuja solução usa analytics e inteligência artificial para extrair, a partir de dados não estruturados, informações úteis para o negócio, ficou com o segundo lugar no Demoday. A empresa também garantiu ingressos para o WebSummit, com a oportunidade de fazer conexões no mercado europeu.
“Acreditamos no conceito de Inovação Aberta e esta iniciativa de apoio ao empreendedorismo é um exemplo de como a EDP atua, prospectando novas ideias e soluções para o desenvolvimento de projetos que possam contribuir para a construção do futuro do setor de energia. Daí a importância desse evento”, afirma Livia Brando, gestora executiva de Inovação da Empresa.
Saiba mais sobre as startups vencedoras
1º lugar
4vants: Plataforma de inteligência artificial para análise de imagens.
Vertente: Inovação digital
Site: https://www.4vants.com.br
Perfil: Plataforma de inteligência artificial aplicada ao tratamento de imagens capturadas por drones ou sensores ópticos para dar suporte à identificação de falhas/anomalias, inventário e acompanhamento de obras de forma automática.
2º lugar
Dom Rock: Plataforma com foco em big data e analytics.
Vertente: Soluções com foco no cliente
Site: https://domrock.ai
Perfil: A Dom Rock tem uma solução de captura de dados não estruturados e voz (pdf, Excel, aúdio etc.) com preparação e aplicação de algoritmos para uso de Analytics e Machine Learning.
As demais startups participantes, finalistas do EDP Starter foram:
Btime – btime.io
Ewally – ewally.com.br
MGov – mgovbrasil.com.br
Sami Energia – samienergia.com.br
Sobre a EDP
Com mais de 20 anos de atuação, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A Companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, atua em Transmissão, Comercialização e Soluções em Energia, e possui 15 unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica. Em Distribuição, atende cerca de 3,4 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo. Recentemente, adquiriu participação na CELESC, em Santa Catarina. No Brasil, é referência em áreas como Inovação, Governança e Sustentabilidade, estando há 12 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3. Possui valor de mercado de cerca R$ 9 bilhões, três vezes mais do que em 2005, quando abriu seu capital em bolsa.
Sobre a TroposLab
A TroposLab é uma aceleradora de negócios, projetos e pessoas especializada no desenvolvimento de startups tecnológicas e na cultura de inovação de grandes empresas. Já realizou mais de 38 programas de aceleração chegando a 560 startups em seu portfólio, além dos programas de aceleração corporativa. A metodologia Escala Startups, desenvolvida pela TroposLab, é validada nos principais setores e tipos de tecnologia e em todas as regiões do País. A empresa faz parte do Grupo Instituto Inovação, mais tradicional gerador de novos negócios e metodologias de inovação do Brasil. Juntos, vem desenvolvendo o ecossistema de inovação nacional desde 2002.