As vendas para o Dia das Mães deste ano devem movimentar R$ 270 milhões na economia de Fortaleza, valor 5% maior que em igual período do ano passado, segundo pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio-CE). Mais de 56% dos consumidores da Capital cearense pretendem ir às compras para a data, mas antes de adquirir o presente das mães, é preciso estar atento para não gastar mais do que o orçamento permite. O alerta é do assessor de investimentos e sócio da Conceito Investimentos, Arnaldo Brito. “Não há quem não queira comprar o melhor presente para aquela que abraçou a sublime missão de ser mãe. Porém, é preciso muito cuidado para não colocar a emoção acima da razão e acabar ajudando a aumentar a fileira dos endividados. Assim, antes de ir às compras, é importante checar o orçamento doméstico e procurar encaixar o valor do presente nas contas do mês ou remanejar despesas menos urgentes. Isso ajuda a evitar o descontrole financeiro”, destaca.
Segundo a Fecomércio-CE, os artigos de vestuário serão os itens mais presenteados neste Dia das Mães, com 33,3% da preferência dos fortalezenses. O levantamento mostra ainda que o valor médio do presente será de R$ 258, um aumento de 9,3% em relação ao ano passado. Para garantir bons descontos e encaixar o gasto com o presente no orçamento doméstico, é importante pesquisar e barganhar. “Comprar à vista, barganhando um bom desconto, é, de longe, a melhor opção. Se isso não for possível, o parcelamento sem juros e com parcelas que caibam no orçamento deve ser priorizado, tendo-se sempre em mente que cartão de crédito é apenas um meio de pagamento que, se não for utilizado de forma controlada, pode se tornar uma arma muito perigosa para o desequilíbrio orçamentário, com surpresas bem desagradáveis no dia da fatura”, afirma Arnaldo Brito.
A melhor estratégia, contudo, é cultivar o hábito de poupar para as ocasiões especiais. “É importante ter o hábito de poupar mensalmente um valor destinado a esses eventos pontuais, de forma a provisionar os recursos antecipadamente e garantir a tranquilidade e o poder de barganha na hora da compra. Trata-se de uma forma inteligente e parcimoniosa de diluir despesas eventuais em pequenos dispêndios mensais e ainda receber juros, em vez de pagar”, diz o assessor de investimentos e sócio da Conceito Investimentos.
PRESENTES CRIATIVOS E ECONÔMICOS
Outra alternativa apontada por Arnaldo Brito para presentear sem se endividar no Dia das Mães é apostar em presentes criativos, como trabalhos manuais, ou experiências em família, como a realização de passeios a lugares turísticos e diferentes que existem na própria cidade, mas que, muitas vezes, passam despercebido. “O que não se pode esquecer é que coração de mãe é tão grande e generoso a ponto de ficar mais feliz com um presente simples, ofertado com amor, do que receber um presente sofisticado que exija sacrifício dos seus filhos, que são suas maiores preciosidades”, finaliza Brito.