Com o propósito de contribuir para uma sociedade mais sustentável, o Centro Universitário Fametro (Unifametro) investe, desde 2017, na implantação de energia solar em seus campi com objetivo de auxiliar na redução de emissão de dióxido de carbono (CO₂) na atmosfera. O gás é o principal causador do efeito estufa, que provoca diversos problemas ambientais associados às mudanças climáticas. De acordo com Edson Ronald, diretor da Unifametro, a ação também faz parte do projeto institucional de inovação, um dos valores da Instituição.
“O projeto começou em 2017, quando foram instalados mais de 184 painéis solares no telhado do campus Padre Ibiapina. Em 2018, a instituição realizou a segunda etapa da iniciativa, com a instalação de 660 painéis solares no campus Carneiro da Cunha. Já a terceira etapa foi concluída em dezembro de 2021 com a implantação de uma usina solar de 1.2 MWp e quase 3.000 painéis solares que contribuem para que aproximadamente 327 toneladas de CO2 deixem de ser emitidas por ano na atmosfera, e isso equivale a 15.024 árvores”, explica Edson.
Ampliação
A instituição implantou em 2021 uma Usina Solar em Juatama, um distrito do município de Quixadá. Ela irá abastecer todas as suas unidades com energia limpa. A usina contém 2.912 painéis solares fotovoltaicos com uma potência pico de 1.21 MWp e produção total de aproximadamente 2 GWh de energia por ano. O projeto é executado pela empresa ENER Brasil.
Reconhecimento
Em 2021, o Centro Universitário foi agraciado com o selo de Sustentabilidade, do Instituto de Educação Portal (IEP), na categoria diamante.