O Sistema Fecomércio, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE), participa da etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional (CSEP) com representantes nas quatro ocupações: Cabeleireiro; Cuidado de Saúde e Apoio Social; Serviço de Restaurante; e Cozinha. Nas primeiras provas, realizadas na última semana em Fortaleza (CE), a cearense do Crato, Bruna Sousa, 20 anos, já garantiu uma medalha para o Estado, ficando em segundo lugar na ocupação Cabeleireiro.
A próxima a competir é a Andreza Luiza Alves, 18 anos. Ela vai para Porto Alegre (RS), onde realiza as provas da ocupação Cuidado de Saúde e Apoio Social, de 21 a 25 de novembro. Andreza confessa que se matriculou no curso Técnico em Enfermagem na Unidade Senac Centro por influência das amigas. Com o tempo e o aprendizado, além do acolhimento dos instrutores, se encontrou na profissão que escolheu.
“Hoje eu só me vejo na Enfermagem, não me vejo em outra área”, reforça. Para o futuro, Luiza projeta continuar seus estudos na universidade e trabalhar no setor de traumatologia. Já para as competições, Luiza se sente confiante e quer trazer mais uma medalha para o Ceará.
Nayron Melo, 19 anos, ingressou ao Senac/CE por meio do programa Soldado Cidadão, que visa capacitar militares, aumentando suas condições de empregabilidade para inserção no mercado. Por sua dedicação, ele se destacou durante o curso de Serviço de Garçom na Unidade Senac Centro e foi selecionado para representar o Estado nas CSEP.
“Acredito que essa oportunidade vai me fazer crescer pessoalmente, pois é preciso ter muito foco. Vou aproveitar ao máximo essa experiência”, celebra o competidor. Treinando oito horas por dia, de segunda à sexta-feira, Nayron tem aperfeiçoado suas habilidades para enfrentar seus concorrentes em Vitória (ES), de 28 de novembro a 02 de dezembro, na ocupação Serviço de Restaurante.
De 04 a 08 de dezembro, Diego Freire, 19 anos, participa da etapa nacional da ocupação Cozinha em Blumenau (SC). Ele conta que decidir seguir sua vocação foi difícil, por Gastronomia não ter na sociedade o mesmo reconhecimento de outras áreas, como Direito e Medicina. “Hoje, quem mais se orgulha de mim e me apoia, é a minha família”, conta Diego, que fez o curso de Cozinheiro na Unidade Senac Centro e cursa ainda a faculdade.
O competidor diz que a seleção para as CSEP abriu muitas portas para ele, pois a visibilidade lhe trouxe convites para participar de outros eventos e projetos, o que enriquece a sua experiência profissional. Diego segue para Blumenau (SC), onde espera conseguir uma boa colocação entre os melhores alunos do curso de Cozinheiro do Senac em todo o país.
Competições Senac de Educação Profissional testa conhecimentos de estudantes
A primeira edição das competições marca os 70 anos de atuação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) no país. O torneio testa as habilidades e conhecimentos de seus estudantes em todo o território nacional. Os ganhadores concorrem a uma vaga para representar o Brasil no WorldSkills, torneio internacional de educação profissional.
Após enfrentarem etapas locais, 35 jovens com menos de 21 anos e provenientes de 16 estados (AL, AM, BA, CE, DF, ES, MA, PA, PB, PE, PR, RN, RR, RS, SC e SE) participam das provas que simulam situações reais de trabalho nessas ocupações, revelando a excelência em comércio e serviços.
As provas finais começaram em novembro em Fortaleza (CE), com a disputa na ocupação Cabeleireiro. Já as ocupações Cuidado de Saúde e Apoio Social; Serviço de Restaurante; e Cozinha acontecem até dezembro em Porto Alegre (RS), Vitória (ES) e Blumenau (SC).
“As Competições Senac de Educação Profissional dão visibilidade à missão da instituição de educar para o trabalho, formando cidadãos mais conscientes de sua atuação profissional. Para o jovem brasileiro, por sua vez, o torneio representa não só a possibilidade de aprimorar seus conhecimentos e habilidades, é um importante passo para a construção de um futuro melhor”, destaca a Diretora Regional do Senac Ceará, Ana Cláudia Martins.