“O que estamos vivenciando hoje aqui é uma porta, uma saída para driblarmos o momento econômico atual. São milhares de pessoas reunidas interessadas em ouvir o que empreendedores experientes têm a falar, verdadeiros cases de sucesso que enxergam na crise a oportunidade de crescer, empreender, buscar possibilidades, o que pode ser feito por qualquer um de nós em nossos próprios negócios”. Essa é a impressão que o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Honório Pinheiro, tem tido ao participar das convenções lojistas pelo Brasil, visão explanada, nos dias 5 e 6 de setembro, na 27ª Convenção Estadual do Comércio Lojista do Ceará, realizada em Ubajara – município da Serra da Ibiapaba cearense – que abordou “O comércio do Ceará unido em tempo de oportunidades”. A convenção cearense teve recorde de público, reunindo cerca de 1.500 participantes, de 81 CDLs do Ceará e empresários e prefeitos de diversos municípios cearenses, e também gerou emprego e renda a mais de 200 pessoas da região em diversas áreas, como apoio e segurança, hotelaria e recepção no período do evento.
Além de importantes nomes do empresariado cearense, diversas autoridades também marcaram presença no evento, como a vice-governadora do Estado, Maria Izolda Cela de Arruda Coelho, representando o governador Camilo Santana; o senador cearense, José Pimentel; o Secretário da Fazenda do Ceará, Mauro Filho; entre outros nomes. Também estiveram presentes presidentes de CDLs de outros estados, como Eline Reverdosa, da CDL Teresina.
Organizado pela Federação das CDLs do Ceará (FCDL-CE), representada na pessoa do presidente Freitas Cordeiro; pela CDL de Ubajara/Ibiapina (entidade anfitriã), representada na pessoa do presidente Elisvaldo Bezerra; e com o apoio da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), representada pelo presidente Honório Pinheiro, o evento teve como objetivo refletir e apontar novos caminhos para o comércio varejista. Para isso, contou com a palestra de Daniel Godri, nome de destaque internacional na área da motivação, que falou aos presentes sobre como “Conquistar e manter clientes, vendendo mais e com maiores lucros, encantando e fidelizando nossos clientes”. Em seguida, houve o painel de debates “Tempo de Crise – Tempo de Oportunidade”, coordenado pelo jornalista Luís Nassif, com a presença do empresário Deusmar Queiros, presidente das Farmácias Pague Menos; do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Beto Studart; e do economista, diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e diretor de Educação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Rafael Lucchesi. Depois, foi a vez do empresário Pedro Lima, Diretor Presidente do Grupo 3 Corações, falar sobre o “Case de sucesso da empresa”, seguido de visita técnica à Floricultura Reijers, de Ubajara, e ao Santuário Nossa Senhora de Fátima, na cidade de São Benedito.
Como presidente da CNDL, Honório Pinheiro tem prestigiado e participado ativamente de todas as convenções lojistas estaduais do comércio. Honório já marcou presença em Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e no Ceará. Nesta semana, o presidente da entidade nacional do varejo participa da Convenção de Santa Catarina, na quinta (10) e sexta-feira (11), e na próxima semana, no dia 18 de setembro, vai a Teresina levar a Confederação à edição piauiense.
* postado por Oswaldo Scaliotti