Na manhã desta terça-feira (21), a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL-CE), recebeu o primeiro evento do Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV), uma parceria da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), duas das maiores instituições especializadas em pequenos negócios e varejo no Brasil.
No encontro com líderes varejistas, o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, explicou que o objetivo desse primeiro momento foi coletar sugestões dos presentes para a construção de um conjunto de Políticas Públicas para melhoria das diversas áreas do varejo. Dentre os setores levantados que precisam de um olhar mais atento do Poder Público e que serão pautados pelo programa, estão a capacitação, a inovação, o crédito e a simplificação tributária. De Fortaleza, Honório segue, ainda nesta terça-feira para a Bahia, onde, em Salvador, também reúne lideranças varejistas com o mesmo propósito nesta quarta-feira (22). Os próximos estados a receber reuniões do PNDV são Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, dos 17 que participarão do programa ao longo de todo esse ano.
Freitas Cordeiro, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL-CE), elogiou a iniciativa da entidade nacional, referindo-se como “um passo importante para o setor, uma iniciativa louvável para o desenvolvimento do varejo. É tudo o que o comércio precisa. Vai fazer toda a diferença já que o Ceará está sendo contemplado nessa primeira ação do programa”. A FCDL-CE será importante parceira na execução do PNDV no estado.
Lançado em outubro do ano passado, o convênio foi desenvolvido com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios e acelerar o desenvolvimento de vantagens competitivas no setor varejista, por meio da identificação, proposição e disseminação de Políticas Públicas e do fortalecimento das lideranças do setor. “Nosso segmento possui valiosa participação na formação do PIB brasileiro e contribui de forma expressiva na geração de emprego e renda no País. É nítida a importância de se promover projetos e programas com foco no fortalecimento do segmento, que é formado em sua imensa maioria por micro e pequenas empresas”, destaca Honório Pinheiro.
O projeto prevê a realização de quatro tipos de eventos para: elaboração de propostas de Políticas Públicas para o desenvolvimento do varejo; disseminação de propostas para o desenvolvimento do varejo e articulação junto aos atores políticos locais; propagação de ferramentas tecnológicas inovadoras e articulação do tema junto ao poder público local e qualificação de lideranças empresariais e dirigentes do Sistema CNDL para melhoria do ambiente de negócios do varejo e estruturação das demandas do setor na agenda governamental.
Em Fortaleza, o primeiro evento focou na elaboração de propostas de Políticas Públicas. Serão realizadas ações em todas as regiões do país, atingindo mais da metade dos estados brasileiros.
Todos os eventos vão contar com a participação de lideranças empresariais, dirigentes do Sistema CNDL e representantes do poder público. “O PNDV permite de forma organizada e qualificada a simplificação e acesso à políticas de desenvolvimento, além de gradativamente encorajar e preparar lideranças para propor novas medidas ao poder público, sejam elas de competência municipal, estadual e federal”, acrescenta o gerente de políticas públicas do Sebrae, Bruno Quick.
Ao final do projeto terão sido investidos R$ 3,5 milhões, valor destinado, principalmente, à organização de eventos com líderes e dirigentes lojistas e à criação de políticas públicas para o setor. A CNDL é responsável por 30% do valor do convênio e os outros 70% ficam a cargo do Sebrae nacional. A aplicação dos recursos é de responsabilidade da Confederação, de acordo com as necessidades de cada estado que será beneficiado com a parceria das duas instituições.
- postado por Oswaldo Scaliotti