O valor médio das compras é estimado em R$ 290,95 e a intenção de compra mostra-se superior para os homens.
Segundo pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio/CE), o Índice de Confiança do Consumidor de Fortaleza apresentou redução de -3,5% em março de 2017, com relação ao último mês de fevereiro, passando de 101,9 pontos para 98,3 pontos neste mês. O índice voltou para o campo que indica pessimismo (abaixo dos 100 pontos), mas a pretensão de compra de bens de consumo duráveis subiu, com o consumidor ávido por liquidações e promoções.
O resultado do ICC de março foi influenciando pela diminuição de -6,3% do Índice de Situação Presente, que passou de 93,1 pontos, em fevereiro, para 87,3 pontos em março. Já o Índice de Situação Futura teve contração de -2,0% indo a 105,6 pontos, como pode ser visto na tabela a seguir:
ICC – Síntese dos resultados
Índice | Valor mensal – em pontos | Média do Trimestre | ||
Jan | Fev | Mar | ||
ICC | 107,9 | 101,9 | 98,3 | 102,7 |
ISP | 98,3 | 93,1 | 87,3 | 92,9 |
IEF | 114,3 | 107,7 | 105,6 | 109,2 |
Fonte: Pesquisa Direta Fecomércio/IPDC
Pretensão de compra
A taxa de pretensão de compras teve crescimento de +4,1 pontos percentuais, passando de 29,1%, em fevereiro, para 33,2% neste mês. A expressiva presença de bens de consumo duráveis, como eletroeletrônicos, móveis e artigos de decoração, sugere que o consumidor procura por liquidações e promoções e pode movimentar o varejo neste mês.
O valor médio das compras é estimado em R$ 290,95 e a intenção de compra mostra-se superior para os homens (34,4%), mais vigorosa para os consumidores do grupo com idade entre 25 e 34 anos (41,8%) e com renda familiar superior a dez salários mínimos (49,7%). Os produtos mais procurados são: televisores, citados por 26,6% dos entrevistados; móveis e artigos de decoração (17,2%); geladeiras e refrigeradores (16,3%); artigos de vestuário (15,7%); aparelhos de telefonia celular (11,4%); máquina de lavar roupa (8,9%); e fogão (8,6%).
Expectativa dos consumidores
Nos últimos meses os consumidores têm sentido os efeitos de um ambiente econômico adverso, marcado pelo baixo crescimento, juros elevados e aumento do desemprego. Nesse cenário, o consumidor tem sido cuidadoso nas compras, preservando sua capacidade de pagamento para aquilo que considera essencial ou aproveitando o calendário de promoções e liquidações.
Esse sentimento se reflete no Índice de Situação Presente, que se manteve no campo que indica o pessimismo (abaixo de 100 pontos) desde o final do primeiro trimestre do ano passado. O resultado de março deve, ainda, ser visto considerando a sazonalidade típica desse período, o que colaborou para a diminuição do percentual de consumidores que consideram o momento atual ótimo ou bom para a compra de bens duráveis, indo de 39,0%, em fevereiro, para 31,8% neste mês.
No perfil daqueles com maior otimismo se destacam os consumidores do gênero masculino (34,7%), do grupo com idade entre 18 e 24 anos (36,1%) e com renda familiar superior a dez salários mínimos (85,6%).
A pesquisa também revela que 53,7% dos consumidores de Fortaleza consideram que sua situação financeira atual está melhor ou muito melhor do que há um ano. Já as expectativas com o futuro se mostram mais otimistas, com 74,5% dos entrevistados acreditando que sua situação financeira futura será melhor ou muito melhor do que a atual.
O consumidor de Fortaleza tem mostrado preocupações com o ambiente econômico nacional, com 58,2% dos entrevistados descrevendo-o como ruim ou péssimo. Esse sentimento recebe influências da percepção das restrições na oferta de crédito e, principalmente, do sentimento de relativa piora no mercado de trabalho.
Saiba mais
O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC) da Fecomércio/CE foi criado para suprir a ausência de informações práticas e de dados estatísticos confiáveis que auxiliassem as ações de planejamento e de desenvolvimento das empresas do segmento de comércio de bens, serviços e turismo. O Instituto realiza e desenvolve pesquisas, sobretudo, de viés econômico, fornecendo dados referentes ao comportamento do consumidor, a situação econômica do comércio local e as tendências de mercado e de consumo dos fortalezenses.
A Pesquisa de Confiança e Intenção de Compra do Consumidor de Fortaleza (ICC) é realizada mensalmente pelo IPDC. O estudo tem como principal objetivo verificar a expectativa real dos consumidores, em relação à situação econômica e em relação às futuras intenções de compras. A pesquisa avalia, também, o potencial de consumo a cada mês, a confiança do consumidor em relação à capacidade de compra e a situação do país. Além de verificar os produtos que o consumidor deseja adquirir, a propensão para gastar, a situação financeira atual e futura do consumidor, entre outros.
- postado por Oswaldo Scaliotti