A vivência Cantando Histórias para Ler o Mundo é uma oficina-espetáculo que mistura literatura e música como suporte no processo de ensino-aprendizagem
Joaquim de Paula. Foto: Gustavo Souto
A CAIXA Cultural Fortaleza promove, de 5 a 9 de abril de 2017, a vivência Cantando Histórias para Ler o Mundo, uma oficina-espetáculo que mistura literatura e música a fim de incentivar as habilidades de leitura e escrita. São seis vivências para escolas (alunos do Ensino Fundamental I), uma para profissionais de áreas como Educação, Arte, Psicologia e Assistência Social, e uma para pais e filhos. A programação é toda gratuita.
A atividade foi idealizada pelo artista e pesquisador Joaquim de Paula, que há mais de 20 anos pesquisa e desenvolve projetos pautados na importância da dimensão pedagógica da Literatura, por meio da contação de história, da interação do adulto com a criança e a interação entre as crianças no momento da escuta onde, segundo ele, há o fluir do imaginário e despertar da curiosidade.
Para a vivência, Joaquim de Paula criou uma história interativa baseada em material de domínio público do folclore brasileiro. Os participantes são convidados a interagir com a narrativa, vivenciando jogos de música e criando textos, personagens e ilustrações para a construção de um livro-objeto coletivo, sempre utilizando a linguagem musical, por meio de instrumentos, canto e falas rítmicas.
Nas oficinas voltadas para os profissionais e para os pais, o objetivo é demonstrar a importância do contato das crianças com um mundo além do real, o mundo imaginário das histórias, para despertar o interesse pela leitura e estimular o desenvolvimento cognitivo, social e emocional, assim como a importância do papel do adulto nesse processo infantil de aprender brincando, por meio da literatura.
As vivências
Para escolas – Dias 05, 06 e 07 de abril (quarta a sexta) – Manhã (8h às 10h) e tarde (14h às 16h). Seis oficinas para grupos escolares do Ensino Fundamental I (alunos de 7 a 11 anos), com o objetivo de incentivar as habilidades de leitura e escrita utilizando o processo lúdico da contação de história com música e objetos. Número máximo de participantes por oficina: 40 crianças.
Para profissionais – Dia 08 de abril (sábado) – Das 13h às 19h. Oficina de capacitação para 30 profissionais de Educação, Arte, Psicologia e Assistência Social que trabalham com crianças. Várias possibilidades serão apresentadas para que o profissional utilize a contação de história no seu trabalho e possa desenvolver atividades complementares com música e artes plásticas, contribuindo para o desenvolvimento da criança. As inscrições podem ser feitas de 17/03 a 03/04, via e-mail para marbeloprodutora@gmail.com, com dados pessoais e um pequeno texto sobre o interesse em participar da atividade. Os selecionados serão informados por email no dia 04 de abril. Número máximo de participantes: 30.
Para pais e filhos – Dia 09 de abril (domingo) – Das 14h às 16h. Atividade voltada para pais com crianças de qualquer idade. Serão distribuídas senhas uma hora antes. Número máximo de participantes: 50 (entre adultos e crianças).
Serviço:
Vivência: Cantando Histórias para Ler o Mundo
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 5 a 9 de abril de 2017
Horários:
Para escolas – Dias 5, 6 e 7 de abril (quarta a sexta) – Manhã (8h às 10h) e tarde (14h às 16h).
Para profissionais – Dia 8 de abril (sábado) – Das 13h às 19h.
Inscrições gratuitas – de 17/03 a 3/04, via e-mail marbeloprodutora@gmail.com.
Envie seu currículo resumido e uma pequena carta de apresentação com suas expectativas.
Para pais e filhos – Dia 9 de abril (domingo) – Das 14h às 16h.
Informações gerais | Bilheteria da CAIXA Cultural Fortaleza:
(85) 3453-2770
- postado por Oswaldo Scaliotti