Banda cearense de destaque no cenário nacional, os Selvagens à Procura de Lei, lança o novo videoclipe com programação especial no domingo (26) para prestigiar e dar visibilidade a um dos espaços mais ricos de Fortaleza: a comunidade do Titanzinho. A ação simboliza a gratidão do grupo aos moradores e ao local que serviu de cenário para as filmagens de “Guetos Urbanos”, faixa de “Praieiro” (2016), terceiro álbum da banda que teve amplo reconhecimento de público e crítica nos principais veículos especializados.
Relação
O envolvimento dos Selvagens com os moradores do Titanzinho começou em maio de 2016, durante “A Batalha dos Ritmos”, uma campanha de doação de alimentos arrecadados pelos fãs, que acumulou mais de 400kg de alimentos doados ao IPOM – Instituto Povo Do Mar, organização sem fins lucrativos que promove a integração e o desenvolvimento de crianças e adolescentes a partir de serviços de nutrição, atividades de esporte, artes, tecnologia e cidadania.
Como forma de agradecimento, o IPOM convidou os Selvagens à Procura de Lei para uma breve visita à sua sede no Titanzinho – Serviluz. Lá, o grupo foi surpreendido por alunos e professores que, identificados pelos versos sobre a realidade dos subúrbios brasileiros, cantaram a música “Guetos Urbanos”. Foi um momento de conexão que criou um vínculo especial para sempre.
A gravação do clipe
Um mês depois, os Selvagens à Procura de Lei e o IPOM uniram forças para gravar o clipe de Guetos Urbanos no próprio Titanzinho. Com direção de Markos Montenegro, o vídeo revela a rotina dos moradores da praia e mostra para o mundo um lugar de belas paisagens e pessoas incríveis, berço do surf cearense, mas que, ainda assim, continua à margem do restante da sociedade fortalezense. Assim, Banda e comunidade conviveram por dias intensos, filmando por ruas e becos, pelo farol e pela praia, e conhecendo melhor uns aos outros.
Durante as filmagens, muitos moradores participaram do vídeo cantando o refrão da música (“Vamo relaxar/ O mundo inteiro vem pedindo calma”). Após as gravações, a banda celebrou o inesquecível encontro com um show na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura para mais de 6 mil pessoas. Nessa apresentação, os alunos do IPOM e alguns moradores (como a campeã de surf Tita Tavares) subiram no palco para cantarem junto com os Selvagens a música que uniu o grupo à comunidade e vice-versa.
Programação no Serviluz
Para selar a aproximação e integração com a comunidade, os Selvagens, junto com o IPOM e o coletivo Servilost, planejaram uma programação especial para envolver os moradores e trazer o público de outros bairros para conhecer os diversos talentos do Titanzinho – Serviluz, promovendo a ocupação artística do Espigão ao dar uma “nova cara” ao espaço da ocupação e promover a aproximação entre o restante da cidade e a comunidade do Serviluz. A programação acontece das 09h-20h e inclui atividades artísticas, esportivas, ecológicas e culminam em um show gratuito de lançamento do clipe no espigão do Titanzinho:
Domingo 26.03
9:00 – início da segunda etapa do campeonato de Surf IPOM KIDS
9:30 – Aulão de Yoga na Praia
9:30 – Oficina de Marcenaria
14:00 – Oficina de Grafite
14:00 – Oficina Pintando e Brincando
14:00 – Início das apresentações das bandas locais
17:00 – Premiação do campeonato de Surf IPOM KIDS
17:30 – Estréia do clipe de Guetos Urbanos + Documentário de gravação
18:00 – Show dos Selvagens à Procura de Lei
Serão realizadas previamente ao evento iniciativas de limpeza e capinagem da área e restauração da Praça Thiago Dias, deixando um legado para a comunidade. Também serão montados infláveis para as crianças no dia do evento.
Selvagens à Procura de Lei
Em 2016, a Tour Praieiro percorreu 13 estados e mais de 20 cidades em 55 shows por todo o Brasil. Após um ano movimentado, os Selvagens à Procura de Lei consolidam sua trajetória, que começou a ser construída em Fortaleza, em 2009, por Rafael Martins (voz e guitarra), Gabriel Aragão (voz e guitarra), Caio Evangelista (voz e baixo) e Nicholas Magalhães (voz e bateria).
Produzido por David Corcos e gravado no estúdio Red Bull Station, Praieiro (2016), terceiro álbum da banda, remete as tardes livres antes da mudança dos integrantes para São Paulo e reforça a habilidade do grupo em unir o rock ao pop – seja na areia ou no asfalto.
Praieiro foi um pedido do público: financiado através de uma campanha de crowdfunding, a obra também foi bem recebida pela crítica especializada. “Tarde Livre”, o primeiro single do disco, foi eleita a melhor música nacional de 2016 pela escolha do leitor da Revista Rolling Stone Brasil. A faixa também já ultrapassa a marca 1 milhão de plays apenas na plataforma Spotify e alcança mais de 470 mil visualizações no YouTube.
No último ano, a banda passou por festivais nacionais importantes como DoSol Natal (RN), Feeling Pro Rock (SP),Festival Goiânia Noise (GO), Rio Novo Rock (RJ) e Banana Progressyva (SP), além de outros importantes palcos como o Planeta Terra (SP – 2011), Prêmio Multishow De Música Brasileira (apresentação com Capital Inicial – 2012), Porão do Rock (DF – 2013), Lollapalooza (SP – 2014), dentre outros eventos como a Virada Cultural (SP – 2013, 2014, 2015) e o Aniversário De 290 Anos De Fortaleza (CE – 2016).
Com grande força nas redes sociais, o grupo se aproxima cada vez mais do público cativo e agrega novos fãs a cada dia. São mais de 105 mil curtidas do Facebook, mais de 25 mil seguidores no Instagram e no Twitter e 17 mil inscritos no canal do YouTube (mais de 1 milhão de views no clipe da música “Brasileiro”).
Serviço
Lançamento do clipe “Guetos Urbanos”, do Selvagens À Procura De Lei
Data: Domingo, 26 de março
Horário: 15h às 21h
Local: Bairro Serviluz
Gratuito
Redes – Selvagens À Procura de Lei
Site: http://www.sapdl.com/
Facebook: https://www.facebook.com/sapdl
Instagram: https://www.instagram.com/selvagensaprocuradelei/
Spotify: https://play.spotify.com/artist/093ybF4c81CndQe6qWtc8S
Youtube: https://www.youtube.com/user/Sapdl
Twitter: https://twitter.com/sapdl
- postado por Oswaldo Scaliotti