Nesta sexta-feira, 18/09, a Ambev comemora o Dia de Responsa. Pelo sexto ano consecutivo, a companhia mobiliza todos os seus funcionários para celebrar o compromisso da cervejaria com a promoção do consumo responsável de bebidas alcoólicas. Serão mais de 34 mil pessoas no País engajadas a conscientizar sobre a importância de cumprir a lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, de não consumir em excesso ou associado à direção.
O time de vendedores da Ambev sai às ruas para conversar frente a frente com garçons, atendentes e donos de bares e restaurantes. Eles pregam cartazes com mensagens alusivas ao consumo responsável e conversam sobre como lidar com situações do dia a dia para evitar o uso indevido de bebidas alcoólicas. Além disso, no Dia de Responsa, cerca de três mil gerentes e supervisores de vendas paralisam suas atividades habituais e se dedicam integralmente a aplicar treinamento aos profissionais de pontos de venda de todo o Brasil.
Ceará
Em Fortaleza, o Dia de Responsa começa com uma visita ao Cuca Barra, onde será realizada uma gincana sobre o tema com os jovens da comunidade. A ação vai atingir cerca de cinquenta jovens. De lá, a comitiva parte para um restaurante de Fortaleza, onde será treinado todo o time de garçons e funcionários de atendimento ao público sobre a importância de cumprir a lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, consumo excessivo, e a relação perigosa álcool x direção. Essa mesma ação será realizada durante todo o dia nos principais supermercados da cidade, onde o treinamento será ministrado aos caixas e funcionários do setor de bebidas. Mais de 1400 pessoas devem ser treinadas. Funcionários da empresa estarão uniformizados com camisetas adesivadas com a mensagem “um brinde à responsa” e as tags #diaderesponsa e #NO. Também e distribuirão cartazes com o símbolo pelos estabelecimentos.
As ações continuam na parte da noite, no Cuca Jangurussu, onde será realizada uma apresentação musical sobre o tema para cerca de 500 jovens da área. Já no Sábado (19), serão realizadas Blitzes de consumo responsável nos principais bares e restaurantes da cidade. “Nós queremos ser a melhor empresa de bebidas, unindo as pessoas por um mundo melhor e sabemos que um mundo melhor não se constrói sozinho. Por isso, trabalhamos em parceria com garçons, atendentes e donos de bares e restaurantes para que também eles se tornem multiplicadores do consumo consciente”, afirma Eduardo França, diretor de relações institucionais, sustentabilidade e comunicação da Ambev.
Esporte e consumo responsável
Como maior apoiadora do futebol brasileiro, a Ambev também marca presença nos gramados do Campeonato. Durante a semana em que se comemora o Dia de Responsa (18 a 27 de setembro), os times do Ceará, Fortaleza, Remo, ABC e América (RN) entrarão em campo com faixas com a mensagem Beber e Dirigir é bola fora, consumo em excesso é pênalti!
Brasil
Até o fim do ano, a Ambev somará 350 mil pessoas treinadas em consumo responsável – marca que mostra o investimento e esforço da companhia em promover a conscientização em torno do tema. Criado pela companhia em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o curso aborda, de forma dinâmica, a história e cultura da bebida alcoólica, a saúde e o bem-estar relacionados ao consumo moderado. Além de tratar sobre a proibição do consumo de bebida alcoólica por menores de 18 anos e dos perigos do consumo excessivo.
Em diversas cidades do Brasil, a diretoria da companhia também participa da ação. Em rota na capital paulista, por exemplo, Bernardo Paiva, presidente da Ambev, levará mensagens de conscientização para bares da região. “Nosso maior objetivo é construir uma cultura de consumo responsável de bebidas alcoólicas no país e para isso precisamos da ajuda de toda a sociedade. Não nos interessa o lucro do consumo indevido de nossos produtos, mas apenas do uso moderado e saudável”, afirma Paiva.
A Ambev acredita no trabalho em rede para alcançar o maior número de pessoas com mensagens sobre consumo responsável. Uma das frentes da companhia é o Na Responsa!, projeto em parceria com 22 ONGs de quatro Estados que também sairão às ruas no Dia de Responsa.
Em São Paulo, por exemplo, os jovens da Aldeia do Futuro realizarão esquetes teatrais na feira da comunidade de Americanópolis para promover o uso consciente de bebidas alcoólicas na região. A Cipó, em Salvador, promove intervenções artísticas com diversos grupos de dança e teatro em praças públicas do Subúrbio Ferroviário e Península de Itapagipe para conscientizar donos de bares e restaurante da região sobre a proibição do uso e venda desses produtos para menores de 18 anos. Além disso, haverá intervenção com grafite em painéis e rappers que farão freestyle com rimas e assuntos voltados para o consumo consciente.
Outras 20 ONGs de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Salvador terão atividades especiais para o dia. “Sonhamos grande e nosso sonho é ser a melhor empresa de bebidas, unindo as pessoas por um mundo melhor e sabemos que um mundo melhor não se constrói sozinho. Por isso, acreditamos no trabalho em rede, unindo empresas, órgãos públicos, instituições não governamentais e população em geral em torno de um objetivo em comum: o consumo responsável de bebida alcoólica”, afirma Eduardo França, diretor de Relações Corporativas, Sustentabilidade e Comunicação da Ambev.
Outro importante exemplo da eficiência desse esforço conjunto é o Cidade Responsável, projeto pioneiro da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), da qual a Ambev faz parte. Em prática há um ano em São Bernardo do Campo (SP), o programa tem como base seis pilares: educação, saúde, comunidade, compra e consumo, parcerias e comunicação. Com o apoio da prefeitura, secretarias municipais, redes de ensino, hospitais, e dos sindicatos regionais de bares, restaurantes, supermercados, hotéis e lojas de conveniências, está em prática um verdadeiro trabalho em rede em prol do consumo responsável em todo o município.
A mobilização virtual também vai ser grande. No Dia de Responsa, a empresa usará sua ampla plataforma digital, com sites e perfis em redes sociais institucionais e de suas marcas, para disseminar mensagens de consumo responsável e engajar cada vez mais pessoas. Além disso, clubes de futebol parceiros mudarão a capa do Facebook com imagens sobre o Dia de Responsa e também comentarão sobre a iniciativa no Twitter, enquanto celebridades postarão fotos segurando placas com #diaderesponsa.
Comitês Bem Ambev
Mais de 800 funcionários que fazem parte dos comitês regionais de voluntariado da Ambev em todo o país vão realizar palestras e blitze de conscientização em bares, restaurantes e festivais gastronômicos para alertar a população sobre os perigos do consumo indevido de bebidas alcoólicas. Estão programadas ações nas cidades de Camaçari (BA), Fortaleza (CE), Sete Lagoas (MG), Jacarepaguá e Piraí (RJ), Viamão (RS) e Jacareí (SP). A expectativa é de que mais 63 mil pessoas sejam impactadas.
A Ambev e o consumo responsável
A Ambev organiza ações de defesa das práticas de consumo responsável há mais de 12 anos. Desde 2003, a companhia acompanha as discussões da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre os efeitos do uso inadequado de bebidas alcoólicas. Naquele ano, a empresa lançou o pioneiro Programa Ambev de Consumo Responsável.
As ações da Ambev têm o objetivo de estimular o cumprimento da lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores; promover a segurança viária; e incentivar o consumo moderado.
Além do programa de treinamento em práticas de consumo responsável que a Ambev promove para profissionais de bares, restaurantes e eventos de todo o Brasil, batizado de Bar de Responsa, a companhia possui ainda os projetos: Na Responsa!, Supermercado de Responsa e Papo em Família.
O Na Responsa! começou em 2010 e hoje reúne 22 ONGs de quatro estados brasileiros. Desde a sua criação, o projeto conseguiu impactar mais de 18 mil jovens diretamente, reuniu mais de 106 mil pessoas em eventos do programa e impactou 7,8 milhões de pessoas com ações de comunicação. Com apoio, orientação e acompanhamento da Ambev, cada uma das ONGs desenvolve um trabalho diferenciado de acordo com a realidade local para conscientizar os menores de idade que eles não devem beber.
Regularmente, a Ambev realiza o Seminário Social, evento em que todas as ONGs se reúnem para apresentar os resultados de suas ações, discutir os desafios atuais, cocriar novas ideias e soluções e também compartilhar melhores práticas. Por meio do Na Responsa, a Ambev tem encontrado iniciativas de prevenção simples, eficazes e de baixo custo de serem reaplicadas, as chamadas tecnologias sociais. Essas ferramentas têm colaborado com a elaboração de políticas públicas voltadas para o uso consciente do álcool.
O Supermercado de Responsa é uma parceria com redes de supermercados que visa evitar que menores de idade consigam comprar bebidas alcoólicas nesses estabelecimentos do país. A Ambev desenvolveu um software que, instalado nos caixas das lojas de supermercado, identifica os códigos de barra das bebidas alcoólicas. Quando isso ocorre, o operador do caixa recebe um aviso na tela para solicitar um documento que ateste a maioridade do consumidor. Com o documento em mãos, o funcionário insere a data de nascimento do cliente e, comprovada a idade superior a 18 anos, a venda é autorizada.
Já o Papo em Família é um projeto lançado em 2013 para orientar os pais a prevenir o consumo de álcool por seus filhos menores de 18 anos. O programa foi criado em parceria com a Maurício de Sousa Produções e conta com uma série de materiais didáticos multimídia, todos ilustrados pela Turma da Mônica Jovem e pela da Turma da Tina. As peças estão todas disponíveis gratuitamente no site: www.ambev.com.br/papoemfamilia.
Acompanhe as notícias e novidades da Ambev também no site www.ambev.com.br e nas redes sociais: www.twitter.com/ambevbrasil e www.linkedin.com/company/ambev .
* postado por Oswaldo Scaliotti