A primeira edição do Chefs do Bem, que acontece no próximo dia 24 (quinta-feira), a partir das 20h, no Spicy Gourmet, em Fortaleza, traz as chefs de cozinha Danielle Gondim e Mattu Macêdo assinando o menu da noite. O jantar beneficente terá a renda revertida para a ONG Acalanto Fortaleza, que trabalha em prol da adoção de crianças e adolescentes no Estado.
De acordo com Danielle Gondim, idealizadora do projeto e vice-presidente do Grupo de Apoio a Adoção, o objetivo é fazer uma agenda com eventos que aliam alta gastronomia a uma causa social. Em cada edição, novos nomes de destaque no cenário são convidados para entrar nessa corrente do bem. “Queremos envolver chefs, distribuidores, marcas e todas as pessoas que tem uma responsabilidade social. Além disso, estamos com a proposta de fazer para o público um evento de alta qualidade. Eles vão pagar pela experiência, mas também estarão ajudando um projeto social”, explica ela.
O menu todo empratado terá entrada, salada, opções de prato principal e sobremesa. “O legal é que em cada edição, o público vai poder experimentar uma assinatura diferente”, explica ela que assina junto com Mattu Macedo a primeira edição, que terá apenas 84 convites. “Estamos fechando os próximos e ficamos muito felizes com a adesão dos chefs e apoiadores.Isso mostra um novo momento e a consciência em utilizar seu trabalho como meio de meio de ajudar o outro. Queremos já vender todos os convites do segundo Chefs do Bem lá. A segunda edição promete”, comemora.
Os chefs dessa edição:
Mattu Macêdo: professora do curso de gastronomia da UFC e por muitos anos foi apresentadora de programa de culinária na TV. É consultora na área de alimentação e foi a fundadora da primeira escola de culinária do Ceará. Dedica sua vida,de forma muito generosa, a passar seu conhecimento àqueles que se interessam por sua arte. Mattu acredita que a cozinha é a maior expressão de amor ao outro.
Danielle Gondim: é chef do Geppos Restaurante. Já atuou na cozinha de grandes restaurantes, como Terraço Bistrô (SC), Hotel Solfitel (RJ), Seara Praia Hotel (CE) e Spicy Gourmet (CE). Tem como grande paixão tudo o que leva fogo e acredita que cozinhar e uma forma de amar o outro.
Acalanto Fortaleza
O Grupo de Apoio À Adoção atua desde 2013 em Fortaleza com o objetivo de evitar o abandono de crianças e adolescentes por suas famílias biológicas, fortalecendo o vínculo afetivo. Para aqueles que já não estão em família, auxiliar na reinserção em famílias extensas ou adotivas.
Para isso, realiza ações de esclarecimento, estímulo e encaminhamento a adoção. Com todos os serviços gratuitos, oferece orientações jurídicas e psicológicas, realiza encontros de pais e pretendentes a adoção, além de trabalhar por uma nova cultura adotiva.
O grupo trabalha agora para abrir sua sede e a renda do jantar será destinada para isso. “Queremos ampliar nossos serviços. Temos uma demanda grande de pessoas que precisam desse auxílio e com a sede teremos como possibilitar um melhor atendimento. Além disso, temos projetos que visam atuar em outros campos, trabalhando a atitude adotiva nas escolas e também dentro das instituições de acolhimento”, explica Carol Benevides, voluntária da ONG.
AÇÕES
Orientações psicossociais e jurídicas: Para muitas pessoas, os trâmites relacionados ao processo de adoção ainda gera muitas dúvidas. Realizamos atendimento com orientações jurídicas de todo o processo, além de oferecer aporte psicológico antes, durante e depois da adoção às famílias adotivas (pais e filhos). Acreditamos que a adoção não acaba quando a criança chega em casa. É preciso apoio e aconchego a essa nova família. E é esse um dos nosso papéis.
Reunião de Pais:Promover reuniões mensais com palestras reflexivas de profissionais especializados para pais adotivos e pretendentes a adoção para trocas de experiências, desmistificar conceitos equivocados sobre adoção, alinhar a motivação dos pais em relação a decisão de adotar e trabalhar a ansiedade dessa espera. Esses encontros são orientados pela psicóloga Marisa Schuler.
Visitas periódicasàs Instituições de Acolhimentos e aos Órgãos relacionados à Infância e Adoção com o intuito de oferecer auxílio e informações. Essas visitas também acontecem em Universidades e Faculdades com o objetivo de alertar para a causa.
Trabalhar na mídia e com a população em geral, através de ações e eventos abertos, o tema da adoção e criar uma nova cultura e postura adotiva. É preciso ainda quebrar preconceitos para que o amor se faça presente.
SERVIÇO
Chefs do Bem
No dia 24 de setembro, às 20h, no Spicy Gourmet (Rua Paula Ney, 523 Aldeota).
Ingressos: R$100 (individual).
Venda no Spicy Gourmet e pelos telefones 98843.4207 e 98900.1390.
* postado por Oswaldo Scaliotti