O Sindicato das Indústrias de Sorvetes do Estado do Ceará – Sindsorvetes, um dos 39 sindicatos patronais vinculados à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), promoverá no próximo dia 27 de setembro (domingo), em Fortaleza, o 6º Passeio Ciclístico em Comemoração ao Dia Nacional do Sorvete, que transcorre quatro dias antes. O percurso será de 14 quilômetros saindo do Centro Cultural Dragão do Mar, passando pelas principais avenidas e ruas da Aldeota e do Centro, voltando ao ponto inicial. Nessa edição, são esperados mais de 3 mil participantes. O Serviço Social da Indústria (SESI/CE) participará do evento dispondo de profissionais de Educação Física que vão orientar os participantes para o alongamento correto e medição de pressão arterial. O Sindialimentos, também parceiro do evento, terá uma tenda distribuindo sucos de frutas. Além disso, haverá a distribuição de 15 mil picolés e sorvetes. O Passeio Ciclístico já faz do calendário de eventos de Fortaleza.
A inscrição é a doação de uma lata de leite em pó. Tudo que for arrecadado será doado ao Lar Torres de Melo, Iprede e Casa do Caminho. Mais informações pelos números de telefone 4141.3733 e 99634-4930. O 6º Passeio Ciclístico é uma realização do Sindsorvetes Ceará, com apoio do Sistema FIEC, patrocínio do Sebrae Ceará, por meio do Programa Compre do Pequeno Negócio, e do SESI/CE.
A Indústria de Sorvetes no Ceará
Nos últimos 4 anos, as indústrias de sorvetes do Ceará tiveram um aumento de produção de 86% passando de uma média de 6 milhões para mais de 11 milhões de litros, assim como aumento de mais 62% no faturamento, principalmente, na Região Metropolitana de Fortaleza. A média de consumo de sorvete no Ceará era de apenas 2,5 litros por pessoa e hoje chega a mais de 5,5 litros. Esse aumento se deu após união do setor através do Sindsorvetes em busca de melhorias e fortalecimento do setor no estado. Após a união de 26 indústrias de sorvetes muito já foi conquistado. Hoje, os empresários são unidos e realizam sempre eventos com o intuito de incentivar o consumo de sorvete como alimento e valorização das marcas locais. A realização de ações de mercado como o Passeio Ciclístico ajudou bastante no aumento de consumo, pois as empresas locais passaram a ser reconhecidas e valorizadas.
A central de compras criada após união vem sendo extremamente importante para barganhar os produtos. Mesmo com a média sendo baixa se comparado a outros países, o Ceará pode comemorar, pois nos últimos 4 anos o consumo vem aumentando, assim como a valorização das marcas regionais. Antes as empresas de sorvetes multinacionais tinham 90% do mercado cearense e hoje juntas não chegam a 50%. Já lançaram marcas alternativas para concorrer com as empresas locais mas não deu certo.
Após criação e crescimento do sindicato, o setor vem se desenvolvendo, assim como as empresas filiadas que são muito bem assistidas por projetos para capacitação dos gestores, mão de obra e inovação, sempre com foco na qualidade.
A Indústria de sorvetes no Brasil
A indústria de sorvete no Brasil vem produzindo em média um bilhão de litros de sorvete. O consumo de sorvete no Brasil teve um aumento de quase 40%. Hoje o consumo nacional por pessoa chega a 6 litros. A indústria de sorvete no Brasil é representada por mais de 10 mil fabricantes, sendo que 90% são micro e pequenas empresas.