O segundo evento do Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV), uma parceria da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com o SEBRAE nacional, no Ceará aconteceu nesta sexta-feira (12), em Fortaleza, na Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL-CE), durante o “Seminário de disseminação e articulação de propostas de Políticas Públicas para o desenvolvimento do varejo“. A pauta desse segundo momento foram as principais demandas de políticas públicas para desenvolvimento do varejo no estado. Dessa vez, as necessidades foram apresentadas e discutidas com políticos locais e lideranças varejistas. Dentre as presenças, a prefeita de Madalena-CE, Maria Sônia Costa, e o vereador de Fortaleza, Guilherme Sampaio (PT-CE).
Na oportunidade, foram apresentadas propostas para melhoria do ambiente de negócios no varejo, que vão desde a infraestrutura das cidades até a simplificação tributária. Todas foram elencadas durante a realização do primeiro encontro do PNDV, realizado no mês de fevereiro na Capital cearense, que resultou em um conjunto de instrumentos normativos aplicáveis às demandas apresentadas e discutidas com empresários do setor do comércio.
Lançado em outubro do ano passado, o convênio foi desenvolvido com o objetivo de melhor o ambiente de negócios e acelerar o desenvolvimento de vantagens competitivas no setor varejista, por meio da identificação, proposição e disseminação de políticas públicas e do fortalecimento das lideranças do setor. “O evento é uma oportunidade para discutir as principais necessidades dos micro e pequenos empresários do estado com as autoridades responsáveis. Nossa expectativa é de que as demandas sejam atendidas o quanto antes, isso permitirá uma melhora significativa no desenvolvimento do setor”, destaca o presidente da CNDL, Honório Pinheiro.
O presidente da FCDL-CE, Freitas Cordeiro, que apoia a concretização do programa no estado, falou da importância do trabalho conjunto que é base do PNDV. “Para que uma reivindicação saia bem fundamentada, bem estruturada, bem alicerçada, nós temos que buscar um apoio acadêmico. E nós temos pessoas competentes e dispostas a contribuir, que só precisavam de um espaço para construir essas soluções. E não tenham dúvida que com o alicerce acadêmico da Faculdade CDL, essas propostas que serão apresentadas têm tudo para prosperar”, acrescenta Freitas Cordeiro, presidente da FCDL-CE.
Serão realizadas ações do PNDV em todas as regiões do país, atingindo mais da metade dos estados brasileiros. O projeto prevê quatro tipos de eventos para: elaboração de propostas de políticas públicas para o desenvolvimento do varejo; disseminação de propostas para o desenvolvimento do varejo e articulação junto aos atores políticos locais; propagação de ferramentas tecnológicas inovadoras e articulação do tema junto ao poder público local e qualificação de lideranças empresariais e dirigentes do Sistema CNDL para melhoria do ambiente de negócios do varejo e estruturação das demandas do setor na agenda governamental.
Ao final do projeto terão sido investidos R$ 3,5 milhões, valor destinado, principalmente, à organização de eventos com líderes e dirigentes lojistas e à criação de políticas públicas para o setor. A CNDL é responsável por 30% do valor do convênio e os outros 70% ficam a cargo do SEBRAE. A aplicação dos recursos é de responsabilidade da Confederação, de acordo com as necessidades de cada estado que será beneficiado com a parceria das duas instituições.
- postado por Oswaldo Scaliotti