Começa oficialmente na próxima segunda-feira, 28 de setembro, em todo o Brasil, a 12ª Semana do Peixe. A campanha promovida pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), que vai até o dia 16 de outubro, visa incentivar o consumo por parte da população através da venda do pescado a preços mais baixos nos estabelecimentos participantes. Os Mercadinhos São Luiz estão participando da campanha com ofertas direcionadas para peixe, principalmente congelado.
Além das promoções de pescados, durante o período da campanha, os Mercadinhos São Luiz realizarão, todos os dias, degustação da sopa de peixe. Serão distribuídos ainda cartilhas da Semana do Peixe com informações sobre os benefícios que do consumo de pescado à saúde, orientações sobre como verificar a qualidade do produto na hora da compra, como limpar e diversas receitas com o alimento.
A iniciativa do MPA tem como objetivo aumentar o consumo de peixe por parte do brasileiro. Afinal o pescado é a proteína animal mais saudável do mercado e seu consumo é recomendado inclusive pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Com o incentivo ao consumo de peixe na Semana Santa (primeiro semestre) e na Semana do Peixe (segundo semestre), nos últimos dez anos, o consumo mais que dobrou no Brasil. Só de 2012 para 2013, o consumo do pescado no país cresceu quase 25% ultrapassando o mínimo estabelecido pela OMS que é de 12 Kg/habitante/ano. Em 2013, a população consumiu em média 14,5 quilos por habitante/ano.
Os Mercadinhos São Luiz aderiram à campanha por, assim como o MPA, quererem contribuir para o estímulo a uma alimentação mais saudável da população. Por essa razão, na rede, esse incentivo não se restringe somente a esse período. Durante todo o ano, às segundas, terças e sextas-feiras, os Mercadinhos São Luiz realizam promoções de pescados com descontos de pelo menos 10%.
No ano passado, a venda de pescados nos Mercadinhos São Luiz aumentou, no período da Semana do Peixe, 10%. Para esse ano, a expectativa é de pelo menos manter essa taxa de aumento, pois, com a atual crise econômica, a compra de peixe nas lojas da rede tem sido afetada.