Os detalhes foram apresentados durante coletiva de imprensa que ocorreu na manhã de hoje, 4, no Shopping Parangaba:
Festival Halleluya conta com efetivo de mais de 400 policiais, entre militares e civis
A “Festa que Nunca Acaba” também contará com mais de 140 Bombeiros Militares e agentes do Juizado da Infância e Juventude
Na manhã do dia 04 de Julho, a Comunidade Católica Shalom reuniu a imprensa cearense para apresentar o Plano de segurança e mobilidade para o Maior Festival de Arte e Cultura do Brasil, o Festival Halleluya. O evento acontecerá entre os dias 19 e 23 de Julho, no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU) com expectativa de público de mais de 1 milhão de pessoas, nos cinco dias do evento.
A Polícia Militar montou um esquema de segurança especial para este ano, com ênfase nas noites dos dias 21 e 22/07, onde há uma estimativa maior de público no evento. Nestas noites, a Polícia Militar atuará da seguinte forma: dia 21/07 (das 18h às 5h do dia seguinte) e no dia 22/07 (das 18h às 6h30 do dia seguinte). De acordo com o Major Hayalla, que apresentou o plano, o Festival Halleluya contará com um efetivo de 225 policiais militares (a pé), 122 (efetivo motorizado), 20 policiais montados a cavalo, 26 viaturas e 30 PMs de motocicletas.
Já a Polícia Civil, de acordo com o Delegado Lúcio Torres, haverá um reforço na Delegacia do 16º Distrito Policial, que fica localizada na Av. Alberto Craveiro – 1670, onde a mesma funcionará como se fosse uma Delegacia de Plantão, atendendo exclusivamente às possíveis demandas do Festival Halleluya, recebendo reforço no setor cartorário e investigativo. Além do 16º DP, a Polícia Civil contará com o apoio do 11º DP, que atuará de forma complementar, caso aja necessidade. O efetivo civil será de 53 policiais e 4 viaturas.
Corpo de Bombeiros
Além de toda estrutura policial, a organização do Festival Halleluya também conta com a segurança do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, que atua em todos os dias do evento (de 19 a 23 de julho). O Coronel Willian Lopes apresentou todo o aparato de atuação dos Bombeiros, que agirão na fiscalização dos sistemas de segurança contra incêndio e pânico; coordenação das ações de prevenção local; atendimentos de primeiros socorros; prevenção e combate a incêndio e realização de resgate e salvamento. Estarão com um Auto Bomba Tanque (ABT), com capacidade de 6 mil litros de água e 145 profissionais preparados para corroborar com o evento. Além disso, nos bairros adjacentes ao Festival, como: José Walter, Messejana, Mucuripe e Parangaba, haverá unidades do Corpo de Bombeiros prontas para agir como um reforço do efetivo do Halleluya.
Juizado da Infância e da Juventude
De acordo com o Supervisor Geral do Juizado da Infância e da Juventude, Francisco Alves, cada noite do Festival Halleluya será assistida por cerca de 30 agentes que atuarão na vigilância e no apoio de ocorrências, como no caso de crianças que venham a se perder dos pais. Onde receberão o apoio para encontrá-los e tranqüilizar pais e crianças nestes casos.
Festival Halleluya e Hemoce – 15 anos de parceria para salvar vidas
Este ano o Festival Halleluya completa 21 anos de realização e conta mais uma vez pelo 15º ano com a parceria do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). O Festival Halleluya será realizado entre os dias 19 e 23 de julho, no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU).
Durante os cinco dias o Hemoce terá um posto de coleta no Espaço Vida, localizado na entrada do evento pela Avenida Silas Munguba. O posto de coleta vai funcionar todos os dias. A expectativa do Hemoce é coletar 900 bolsas de sangue nos cincos dias de festa. De acordo com Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores do Hemoce, a parceria com Hallelluya ajuda na manutenção do estoque. “São quinze anos de uma parceria que se fortalece a cada ano e nos ajuda na manutenção do estoque principalmente nesse período de férias escolares que muitas pessoas viajam e acaba dando férias a solidariedade”, disse.
A parceria do Hemoce com o Halleluya, que teve inicio em 2003, apresenta resultados crescentes e positivos. Desde 2003 até o ano de 2016, foram recebidas 8132 doações de sangue. Somente no ano de 2016, o Hemoce coletou 836 bolsas de sangue durante os cinco dias do evento católico.
Quem estiver saudável, bem alimentado, com idade entre 16 e 69 anos, e apresentando um documento oficial e com foto, pode ser doador de sangue. Os menores de idade devem apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal e anexar a cópia de documento oficial com foto do representante legal. O termo de consentimento está disponível para download no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br). Todo o processo de doação leva em média de 40 a 60 minutos. Com apenas uma bolsa de sangue é possível salvar de três até quatro vidas já que o sangue doado é dividido em diferentes componentes. Os homens podem doar a cada dois meses, até quatro vezes por ano e as mulheres a cada três meses, no máximo três vezes ao ano.
Festival Halleluya abre mais uma entrada de acesso para veículos
Além da novidade da nova entrada de carros, mais de 100 ônibus reservas com ligação direta entre os terminais de integração serão disponibilizados
Este ano o Festival Halleluya, que acontecerá entre os dias 19 e 23 de julho, no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), trouxe uma novidade no âmbito da mobilidade, a fim de proporcionar mais conforto e agilidade na entrada do evento e para atender a demanda que a cada ano aumenta a organização do Festival, em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), abriu mais uma entrada de acesso para veículos (estacionamento). A mesma, também será na Av. Alberto Craveiro, porém, na altura da Escola Municipal Odilon Braveza.
De acordo com o Chefe do Núcleo de Operações da AMC, Wellington Cartaxo, a Autarquia promoverá a organização e controle de tráfego de vias de acesso, realizará operações de trânsito para auxiliar o desembarque e travessia de passageiros dos coletivos, proibirá estacionamentos nas Avenidas principais e montará dispositivo de redutores de velocidade, utilizando cones.
Para tais operações, a AMC disponibilizará um efetivo de 100 agentes de trânsito, 16 motocicletas e 40 viaturas.
Frota de ônibus
De acordo com o chefe da divisão de planejamento da Etufor, Miguel Ferreira, para melhor atender a população que opta por utilizar o transporte público para se deslocar ao Festival Halleluya, será disponibilizado 115 carros reservas, que farão ligações diretas entre 06 terminais de integração (Parangaba/Antônio Bezerra/Lagoa/Papicu/Siqueira/Messejana). Os veículos extras irão completar a frota de 14 linhas de ônibus com destino ao CEU em dias normais. São 119 veículos dias úteis, 75 no sábado e 55 no domingo. Há ainda dois corujões que começam a circular meia noite e mais sete linhas que integram no terminal da Parangaba.
Serão 10 veículos extras na quarta, 22 extras na quinta, 24 na sexta, 32 no sábado e 27 no domingo. O terminal da Parangaba, mais próximo ao evento, contará com 48 veículos extras. Haverá ainda outros carros à disposição na Silas Munguba e Heróis do Acre.
Serviço:
Festival Halleluya
Quando: 19 a 23 de julho
Entrada: Gratuita, podendo doar 1kg de alimento não perecível
Onde: Condomínio Espiritual Uirapuru – CEU (Av. Alberto Craveiro, 2222 – Castelão)
- postado por Oswaldo Scaliotti