O valor médio das compras é estimado em R$ 292,89 e a intenção de compra mostra-se mais elevada para os homens
Segundo pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio/CE), a intenção de compra do consumidor de Fortaleza subiu pelo quinto mês consecutivo, com 37,6% dos entrevistados revelando disposição para o consumo em julho. Apesar do resultado, o Índice de Confiança do Consumidor de Fortaleza (ICC) apresentou leve redução de -0,2%, passando de 94,9 pontos, em junho, para 94,7 pontos neste mês.
O resultado do ICC foi influenciado pela queda de -1,6% no Índice de Situação Futura, que passou de 101,6 pontos, em junho, para 100,0 pontos em julho. O Índice de Situação Presente acompanhou a trajetória da intenção de compra e melhorou +2,2%, fechando o mês com 86,7 pontos.
Expectativa dos consumidores
De acordo com a pesquisa, o Índice de Situação Presente se manteve no campo que indica o pessimismo (abaixo de 100 pontos) desde o final do primeiro trimestre do ano passado. Nada obstante, a série histórica indica uma tênue tendência de melhoria, que pode ser ilustrada no percentual de consumidores que consideram o momento atual ótimo ou bom para a compra de bens duráveis, que ficou em 30,9%.Segundo o levantamento, o perfil daqueles com maior otimismo se destacam os consumidores do gênero masculino (31,9%), do grupo com idade entre 18 e 24 anos (33,7%) e com renda familiar superior a dez salários mínimos (57,2%).
A pesquisa também revela que 52,0% dos consumidores de Fortaleza consideram que sua situação financeira atual está melhor ou muito melhor do que há um ano. Já as expectativas com o futuro se mostram mais otimistas, com 65,2% dos entrevistados acreditando que sua situação financeira futura será melhor ou muito melhor do que a atual.
Por outro lado, a pesquisa revela que o consumidor de Fortaleza tem mostrado preocupações com o ambiente econômico nacional, com 65,4% dos entrevistados descrevendo-o como ruim ou péssimo. Esse sentimento recebe influências da percepção das restrições na oferta de crédito e, principalmente, do sentimento de relativa piora no mercado de trabalho.
Pretensão de compra
A taxa de pretensão de compras teve crescimento de +0,5 pontos percentuais, passando de 37,1%, em junho, para 37,6% neste mês – o quinto aumento consecutivo desde o início do ano.O valor médio das compras é estimado em R$ 292,89 e a intenção de compra mostra-se mais elevada para os consumidores do sexo masculino (38,9%), mais vigorosa para o grupo com idade entre 18 a 24 anos (48,8%) e com renda familiar superior a dez salários mínimos (63,1%).Os produtos mais procurados são: televisores, citados por 20,3% dos entrevistados; artigos de vestuário (17,0%); aparelhos de telefonia celular (16,6%); geladeiras e refrigeradores (15,1%); móveis e artigos de decoração (13,8%); e calçados (8,6%).
Saiba mais
O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC) da Fecomércio/CE foi criado para suprir a ausência de informações práticas e de dados estatísticos confiáveis que auxiliassem as ações de planejamento e de desenvolvimento das empresas do segmento de comércio de bens, serviços e turismo.O Instituto realiza e desenvolve pesquisas, sobretudo, de viés econômico, fornecendo dados referentes ao comportamento do consumidor, a situação econômica do comércio local e as tendências de mercado e de consumo dos fortalezenses.
A Pesquisa de Confiança e Intenção de Compra do Consumidor de Fortaleza (ICC) é realizada mensalmente pelo IPDC. O estudo tem como principal objetivo verificar a expectativa real dos consumidores, em relação à situação econômica e em relação às futuras intenções de compras. A pesquisa avalia, também, o potencial de consumo a cada mês, a confiança do consumidor em relação à capacidade de compra e a situação do país. Além de verificar os produtos que o consumidor deseja adquirir, a propensão para gastar, a situação financeira atual e futura do consumidor, entre outros.
- postado por Oswaldo Scaliotti