Para celebrar os encantados, conhecer e se entregar aos rituais dos indígenas Fulni-ô (PE). O Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), recebe no domingo, dia 16 de junho, Mostra de Danças e Músicas desse povo indígena tão cheio de cultura, memória e tradição, um incrível intercâmbio de saberes e arte.
O espetáculo acontece no Jardim, às 18h, com entrada gratuita e classificação livre. A programação contará com oficina de pintura corporal, roda de conversa, apresentação dos rituais indígenas e vivências de jogos indígenas. Exposição e venda de artesanatos durante todo o evento.
Os índios Fulni-ô vivem no município de Águas Belas, em Pernambuco, numa aldeia de 11.500 hectares, localizada a 500 metros da sede da cidade. Sua população é de, aproximadamente, 6.000 índios. Eram conhecidos, antigamente, como Carijó ou Carnijó e não se conhece o tempo da sua existência. A origem do nome Fulni-ô é muito antiga. Significa “povo da beira do rio” e está relacionada com o rio Fulni-ô que corre ao longo da aldeia de Águas Belas.
:: SERVIÇO:
Danças e músicas dos indígenas Fulni-ô (PE)
Domingo (16/07), às 18h, no Jardim do Theatro José de Alencar
Gratuito.
* postado por Oswaldo Scaliotti
|