Há cem anos o cearense Luiz Severiano Ribeiro iniciava, com o Cine-Theatro Majestic Palace, em Fortaleza, a construção de um dos pilares da indústria cinematográfica nacional, o Grupo Severiano Ribeiro, atualmente Kinoplex, maior rede de cinemas 100% brasileira.
Em comemoração a data, nesta sexta-feira (21/7) o Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), realiza homenagem ao Grupo com a abertura, numa parceria com o Memorial Pontes Neto, da Assembleia Legislativa do Ceará, da exposição “História do Cinema no Ceará”, seguida pela exibição do Documentário “Cinema É A Maior Diversão”, que conta a história do Grupo Severiano Ribeiro. Após a exibição do filme será feita a apresentação – com sorteio de alguns exemplares entre os presentes – do livro “Um Século de Magia: origens de um empreendedor à frente do seu tempo”, sobre os primeiros passos de Luiz Severiano Ribeiro no Ceará, da autoria do historiador cearense Levi Jucá, e a apresentação do espetáculo instrumental com o maestro pernambucano Spok e Quinteto. A atividade é gratuita e aberta ao público.
A solenidade contará com a presença do Presidente do Grupo Severiano Ribeiro (Kinoplex), Luiz Severiano Ribeiro Neto, e do Diretor de Expansão e Planejamento do grupo, Miguel Fontanet Asin, que receberão a homenagem concedida pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e pela Direção do Cineteatro São Luiz.
100 anos de magia e emoção
Em Julho de 1917, após dois anos de construção, abrem-se as portas do Cine-Theatro Majestic Palace, o primeiro grande cinema de Fortaleza. Em 27 de julho, inaugura-se o cinema com a exibição do filme Amica, de Enrico Guazzoni, com a estrela do cinema mudo Leda Gys.
Em 1923, no Rio de Janeiro, foi inaugurado o primeiro cinema do Rio a exibir um filme sonoro. Em 1926, o Grupo participa da criação do primeiro pólo cinematográfico, a Cinelândia, com a inauguração do Cine Odeon – com 951 lugares.
Na década de 40, a União Cinematográfica Brasileira, liderada por Luiz Severiano Jr., surge como marco na história de distribuição de filmes no Brasil. Nesse período Luiz Severiano Ribeiro Jr. torna-se sócio majoritário da Atlântida Cinematográfica e, além de distribuidor, torna-se produtor de filmes. E, a Atlântida vem acompanhada de outra jogada de mestre do jovem empresário: a criação de um laboratório de revelação profissional, a Cinegráfica São Luiz. Estava formada a primeira cadeia de produção nacional, que detinha todas as fases da produção, das filmagens à exibição, passando pela revelação e distribuição. As produções da Atlântida fizeram história e arrastaram multidões aos cinemas, revelando nomes como Oscarito, Grande Otelo, Carlos Manga e muitos outros.
Já na década de 50 o Grupo expande suas atividades de exibição e inaugura o São Luiz de Fortaleza, de Recife e Leblon (RJ). Desde então o Grupo Severiano Ribeiro, que adotou em 2002 o nome Kinoplex, segue em processo de expansão no mercado nacional, somando hoje 41 cinemas e 260 salas de exibição em 19 cidades, constituindo-se como a maior rede de cinemas 100% brasileira.
Spok e Quinteto
O Maestro pernambucano Spok se apresenta com novo show instrumental, em espetáculo intimista, acompanhado por quatro músicos, são eles: Adelson Silva (bateria), Renato Bandeira (viola), Beto Hortis (sanfona) e Hélio Silva (baixo). No setlist são executados, principalmente, o universo das manifestações pernambucanas como: frevos (de rua, canção e bloco), baiões, caboclinhos e cirandas, entre outras.
Serviço:
Descrição da programação:
> 19h – Abertura de exposição História do Cinema no Ceará
> 19h30 – Documentário Cinema É A Maior Diversão – História do Grupo Severiano Ribeiro
> 20h – Solenidade em homenagem ao Centenário do Grupo Severiano Ribeiro
> 20h30 – Show com Spok Quinteto
Local: Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 | Centro)
Entrada: Gratuita