O deputado também acompanhou comitiva de estudantes e professores da Universidade Ben-Gurion, de Israel ao Estado
(Deputado Estadual Carlos Matos, Embaixador de Israel Yossi Shelley e Reitor do IFCE Virgílio Araripe)
Nesta última sexta-feira, o deputado Estadual Carlos Matos acompanhou visita oficial do embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley. O propósito da viagem foi discutir a criação de um projeto de dessalinização para o estado e a possibilidade de intercâmbio entre estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e da Universidade de Ben-Gurion, em Bersebá. Parte da programação envolveu visita ao campus do IFCE, onde o embaixador visitou laboratório e teve contato com startups, alunos, professores e novas tecnologias para água, segurança e telecomunicações.
O Deputado Estadual Carlos Matos, que preside a Comissão de Recursos Hídricos Minas e Pesca e a Comissão de Acompanhamento das Obras do Rio São Francisco, na Assembleia Legislativa, afirma que o Ceará precisa intensificar suas relações internacionais. “É fundamental para o futuro do estado, uma maior inserção internacional. Quando recebemos o embaixador de Israel, temos o testemunho claro de como superar os desafios hídricos que hoje se apresentam ao Ceará. Esse relacionamento pode gerar bons frutos para nosso desenvolvimento regional: temos muito o que aprender com Israel. Hoje, o país tem 40% de sua água vinda da dessalinização, ou seja, eles já têm o domínio da tecnologia e a lógica de gestão das águas, fazendo com que a questão climática fosse superada. Precisamos intensificar esse diálogo e buscar soluções que não se limitam apenas ao equipamento de dessalinização”, pontua.
Na agenda, Matos também esteve ao lado do Reitor do IFCE, Virgílio Araripe, acompanhando comitiva formada por alunos líderes de start-ups e docentes da Universidade Ben-Gurion, de Israel, em visita à Reitoria da Instituição. Os israelenses estão em comitiva ao Ceará para conhecer as experiências do Estado na criação de projetos de inovação na área de convivência com o semiárido, ciências exatas e de engenharias.
- postado por Oswaldo Scaliotti