A Festa de Yemanjá, que ocorre, anualmente, nos dias 14 e 15/8, agregando mais de 150 mil pessoas e congregando terreiros, e pessoas de diferentes regiões do Estado e religiões, bem como grupo culturais e afrodescendentes, estará com a tradicional programação acontecendo na Praia do Futuro e Praia de Iracema, em Fortaleza, com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). Confira abaixo a programação.
Na Praia do Futuro, a festa de Yemanjá, que acontece há 52º anos, a programação tem início na segunda-feira, 14/8, às 18h, na Barraca Zé da Praia, com a presença da diretoria da união Espírita Cearense de Umbanda (UECUM) que está completando 50 anos de existência. Também acontece às 18h30 a apresentação cultural do Afoxé Filhos de Oya, campeão do Carnaval de Fortaleza, no palco principal do evento. O início dos trabalhos com o Centro Rei Dragão do Mar de Mãe Taquinha de Oya começam às 19h30 e seguem até meia-noite. Vale lembrar que durante toda a noite, a equipe da UECUM estará recebendo e cadastrando as caravanas vindas de Fortaleza e outras cidade do Ceará, até o encerramento do evento.
A programação tem continuidade na terça-feira, 15/8, com a saída do cortejo às 9h com a imagem da Rainha do Mar da sede provisória da UECUM, na Rua Castro Silva, 920, no Centro de Fortaleza. A chegada do cortejo está prevista para às 10h, na Praia do Futuro. As atividades têm continuidade, com mais apresentações culturais, palestra, e homenagens. Durante a programação, a Mãe Suzana, presidente da União Espírita Cearense de Umbanda (UECUM) estará entregando o certificado de participação da 52ª festa de Yemanjá.
Já na Praia de Iracema, a programação de segunda-feira começa às 16h com a saída do cortejo da Rua Amadeu Sá, 421, no Jardim Guanabara, até o aterro da Praia. A abertura oficial está marcada para 18h, seguida de lançamento de livro do escritor Cícero Centriny, apresentação cultural e início dos rituais, que vão até meia-noite. Na terça-feira, é dia de conferir a programação a partir de 8h, com apresentação de roda de capoeira, e de grupos como Maracatu Solar. Haverá também palestra, cânticos para a Rainha do Mar e partida de jangada de oferendas na Praia de Iracema.
Festa como patrimônio
Como forma de reconhecimento à Festa, o Conselho Estadual de Preservação de Patrimônio Histórico Cultural (Coepa) aprovou em reunião extraordinária realizada na Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), no dia 28 de junho, o parecer de abertura do Processo de Registro da Festa de Iemanjá como Patrimônio Imaterial do Ceará.
O registro como patrimônio imaterial é de suma importância, visto que trata das referências culturais que estão muito presentes na história de um grupo e que foram transmitidas entre várias gerações. O registro de patrimônio imaterial reconhece o valor das diferentes manifestações populares representativas da nossa diversidade cultural, incluindo os vários grupos sociais, suas formas de expressão, suas celebrações e seus modos de vida.
“O Conselho está dando um passo muito importante. Nós temos uma predominância em torno da questão do tombamento do patrimônio de natureza material e hoje estamos fazendo a aprovação deste parecer para o registro da Festa de Iemanjá como patrimônio cultural imaterial do Estado do Ceará. Isso é além de um aspecto da diversidade cultura e da memória, mas é também de uma afirmação, de uma política afirmativa da diversidade cultural e étnica brasileira”, destaca o secretário da Cultura do Estado do Ceará e presidente do Coepa, Fabiano dos Santos Piúba.
PROGRAMAÇÃO – DIA DE YEMANJÁ
PRAIA DO FUTURO – Concentração: Barraca do Zé da Praia
DIA 14 | SEGUNDA
18h – Abertura oficial da Festa de Iemanjá, com a presença da diretoria da União Espírita Cearense de Umbanda (UECUM)
18h30 – Apresentação do Afoxé Filhos de Oya
19h30 – Anderson Monteiro e Paulo Renato cantam a Loa 2017 do Maracatu Filhos de Yemanjá.
20h10 – Pai Rafael de Ogum canta para os Orixás.
20h40 – Início dos trabalhos com o Centro Rei Dragão do Mar de Mãe Taquinha de Oya.
24h – Encerramento no palco principal
DIA 15 | TERÇA
9h – Saída do Cortejo com a imagem da Rainha do Mar da sede provisória da União Espírita Cearense de Umbanda (UECUM), na Rua Castro e Silva, 920 – Centro – Fortaleza.
10h – Chegada da Imagem de Iemanjá ao palco principal
10h20 – Abertura do evento com a presença da diretoria da UECUM
10h25 – Apresentação Cultural do Afoxé Acabaca com a participação de Ivaldo Paixão.
12h – Início dos trabalhos em frente ao palco principal com o Centro Abassa de Yemanjá do Pai Rodrigo.
13h às 16h – Presença de autoridades do Município e do Estado.
16h – Palestra sobre o tema: Yemanjá Rainha do Mar e Mãe do Acolhimento (Kelma de Yemanjá).
17h – Entrega das Oferendas para a Yemanjá.
18h – Encerramento com Apresentação Cultural do Afoxé Filhos de Oya.
PRAIA DE IRACEMA – Concentração: Aterro
DIA 14 | SEGUNDA
16h – Saída do Cortejo (Rua Amadeu Sá, 421 – Bairro Jardim Guanabara).
17h- Acolhimento no Aterro da Praia de Iracema
18h- Abertura Oficial
18h20 – Lançamento do Livro do escritor Cícero Centriny
18h50 – Memorial da Umbanda
19h – Apresentação Cultural
19h30 – Início dos rituais
00h – Encerramento com as primeiras
oferenda
DIA 15 | TERÇA
8h – Roda de Capoeira
9h – Palestra – “O que é tambor de Crioula”, Terecô e Tambor de Mina /Escritor Cícero Centriny
10h – Apresentação do Tambor de Crioula
11h – Apresentação de Cocos
12h – Acolhida dos Terreiros
13h – Cânticos para Yemanjá Chegada do Andor saindo do mar
14h – Gira de Caboclo
16h – Cerimônia de Casamento umbandista
17h – Apresentação do Maracatu Solar/ Nação Bom Jardim
17h30 – Partida da Jangada das oferendas
18h – Encerramento.
- postado por Oswaldo Scaliotti