Duas exposições de veículos 4×4 estão montadas no RioMar Kennedy com vários modelos da marca Jeep, que reúnem relíquias e modelos mais atuais. Como parte da programação, haverá neste final de semana o Encontrão RioMar nas Trilhas com o show de Stefano e Leonardo.
Mais de 20 modelos da marca americana Jeep estacionaram no RioMar Kennedy e ficam para visitação do público até o dia 03 de setembro. Entre as curiosidades, há um veículo usado na Guerra do Vietnã em 1965, o Ford Kaiser, único modelo no Brasil, além das relíquias Fusca Baja (1970), Rural W (1968) e o clássico MP Lafer (1974). A exposição recebe ainda dois veículos Jeep de 1957, que este ano completam 60 anos.
Os carros estão expostos em dois ambientes. Na Praça de Eventos do Piso L2, próximo à BanBan Calçados, a exposição conta os veículos mais antigos. Já no Piso L1, na Praça de Eventos Central, próximo à Arezzo, o espaço traz modelos off-road mais contemporâneos. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 10h às 22h, e aos domingos das 10h30 às 21h. Os veículos são cedidos pela Galpão 51 e da New Sedan.
Encontrão de Amantes de Trilhas Off-Road
Como parte da programação do evento, haverá o Encontrão RioMar nas Trilhas no sábado, dia 19 de agosto, que contará com shows no Estacionamento Externo do shopping, a partir das 16h. As bandas são Os Forasteiros e a dupla sertaneja Stefano e Leonardo. O Encontrão reunirá também vários grupos de off-road do Nordeste.
Curiosidades sobre os veículos da exposição
– O primeiro Jeep foi fabricado pela marca americana Willys-Overland.
– Dia 4 de abril é considerado em vários países como o Dia do Jeep ou Dia do Jipeiro, brincadeira que revência o 4×4.
– Fusca Baja: os Baja são carros off-road que se originaram no sul da Califórnia, EUA, no início dos anos 70, como uma resposta aos Buggys. Baja é o nome de um tipo de modificação feita no chassis do Fusca, basicamente mantendo a carroceria original, porém trocando os pára-lamas e outras partes por versões mais leves e menores.
– Rural Willys: utilitário produzido pela Willys-Overland em 1950. Em 1970 passou a ser produzida pela Ford do Brasil, que comprou a fábrica da Willys em 1967, mantendo inalterados o nome Rural e praticamente todas as características do veículo.
– MP Lafer: o veículo foi uma réplica fiel do clássico inglês MG TD, mas com mecânica de um motor Boxer de quatro cilindros. O MP Lafer se tornou um carro cobiçado em sua época. Os veículos produzidos no Brasil foram exportados para Europa, Estados Unidos e Japão. Após 16 anos e mais de 4 mil unidades fabricadas, a produção foi interrompida.
Serviço
Museu do Jeep e RioMar nas Trilhas
Data: até 3 de setembro
Horário: segunda a sexta, das 10h às 22h, e aos domingos, das 10h30 às 21h
Local: Piso L1 e L2 do Shopping RioMar Kennedy (Av. Sargento Hermínio Sampaio, 3100 – Presidente Kennedy)
Mais informações: (85) 3089.0909
Entrada gratuita