Após duas semanas intensas de promoção da carne suína na principal empresa de varejo do Brasil, a 3ª edição da Semana Nacional da Carne Suína (SNCS) é considerada um êxito para todo o setor. As vendas entre os dias 29 de setembro e 14 de outubro superaram a meta inicial de crescimento (15%) e chegaram a 21% em comparação ao mesmo período do ano passado. Após tanto sucesso, o GPA, por meio das redes Extra e Pão de Açúcar, continuará com a campanha até dezembro, com expectativa de crescimento de 30% nas vendas comparado com o mesmo período do ano passado.
Com a parceria entre a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e o GPA, mais de 500 lojas por todo o Brasil foram decoradas com campanhas educativas que destacavam o conceito “Escolha + Carne Suína” para oferecer uma diversidade de cortes suínos para os consumidores, provando o potencial da proteína no mercado brasileiro.
Intituladas “Festival dos Suínos” e “Especial Suínos”, as campanhas do Extra e do Pão de Açúcar, respectivamente, contaram com diversos materiais de comunicação. Além disso, as lojas ofereceram ofertas especiais no período.
“As vendas tiveram um aumento acima do esperado, inclusive em regiões que não tem tanta tradição de carne suína, como o Rio de Janeiro, que aumentou em 24.8% as vendas deste ano”, comenta David Buarque, Gerente Comercial do GPA.
O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, considera que a 3ª edição representa um novo posicionamento para a carne suína no varejo brasileiro através do nosso conceito Escolha Mais Carne Suína e toda a campanha. “Além de cortes suínos vendemos o verdadeiro significado dessa proteína aos colaborares do grupo e também aos clientes mostrando a qualidade, versatilidade, custo-benefício e sabor da carne suína”.
O sucesso da 3ª SNCS também se deve a capacitação de profissionais envolvidos nas vendas da carne suína. Ciente da necessidade de informar os promotores de vendas do GPA, a ABCS realizou durante o mês de setembro dez treinamentos em todo o Brasil e capacitou mais de 500 líderes das redes Extra e Pão de Açúcar. Além disso, estão sendo ofertadas oficinas gastronômicas em diversas unidades dos supermercados. Oficinas estas que já mostraram ter um resultado muito positivo. Palco da maioria dessas ações, a bandeira Pão de Açúcar foi a que mais se destacou durante a 3ª SNCS, com crescimento de 26.9% quando comparada a edição anterior. “Conseguimos levar um bom número de clientes para a loja, o que reverteu em vendas para a rede”, explica Buarque.
A Semana Nacional da Carne Suína já se consolidou, desde a sua estreia em 2013, como a maior campanha para promover o consumo da carne suína no Brasil. No primeiro ano, marcou um aumento de 77% nas vendas e em 2014, levou mais de um milhão de clientes às lojas Extra e Pão de Açúcar de todo o país.
- postado por Oswaldo Scaliotti