Um grupo de operadores de turismo de diversos setores, especialmente os de turismo de eventos e de negócios, foi convidado pelo Costa Leste Convention & Visitors Bureau (CLCVB) para conhecer em primeira mão o Projeto Pé na Areia. Cerca de 20 profissionais participam de dois dias de atividades, manhã (20), terça-feira, e na quarta (21), em parceria com as instituições mantenedoras do Convention Bureau (Senac, Sebrae e Fórum de Turismo do Ceará). O objetivo deste Famtour com os profissionais é apresentar aos organizadores de eventos e formadores de opinião do setor de turismo novas opções na Costa Leste do Ceará para a realização de eventos sociais, especialmente casamentos.
As atividades começam na terça (20) passando pela Igreja Matriz de Aquiraz, Parque Engenhoca, hotel Laguna Blu, Lara Hotel (com apresentação das rapaduras de Pindoretama), hotel Dom Pedro Laguna e Club House do Aquiraz Riviera, Jangadeiro Praia Hotel, Carmel Charme Resort, Casa de Veraneio Vila Soares, encerrando o dia no Parque das Fontes/Coliseum Beach Resort, onde o grupo fará pernoite. O Famtour segue na quarta (21) com saída de Beberibe e indo até a Oh! Linda Pousada, em Icapuí, e voltando com paradas na Barraca Chega Mais, em Canoa Quebrada, no hotel Jangadas da Caponga, na barraca Delícias da Jangada, no Catu Lake Residente, no Kalamari Hotel e no Tropical Ilhas Pousada Beach, até chegar de volta a Fortaleza.
O Pé na Areia nasceu a partir de uma parceria entre o Costa Leste Convention Bureau e a Universidade de Fortaleza (Unifor) para a elaboração de um projeto de criação de um produto turístico, visando a criação de um roteiro de desenvolvimento para a região da Costa Leste do Ceará a partir de eventos. A iniciativa faz parte do Programa Integrador I da Graduação Executiva de Eventos da Unifor, sob coordenação da professora Indira Guimarães, também diretora do Costa Leste Convention Bureau.
Potencial da Costa Leste cearense
O Turismo de Lazer na região da Costa Leste já vem demonstrando relativa consolidação na última década, sendo importante estimular o desenvolvimento local por meio da qualificação e diversificação dos serviços. “Das oito praias mais procuradas no Ceará, cinco delas estão localizadas na Costa Leste (Canoa Quebrada, Morro Branco, Prainha, Porto das Dunas e Iguape), o que abre um mercado crescente para a realização de eventos sociais, como, por exemplo, casamentos, em praias ou lugares diferenciados”, explica a professora Indira Guimarães.
Entre as características favoráveis apresentadas pelas cidades e respectivas praias da Costa Leste cearense estão uma rede de hospedagem bem estruturada, com hotéis, resorts, pousadas e casas de veraneio de qualidade; uma paisagem rica em belezas naturais e com grande diversidade, com parques ecológicos, praias, dunas, lagoas, falésias, rios etc.); a localização favorável ao deslocamento de turistas e participantes dos eventos, com tráfego podendo ser feito pela BR-116 ou pela CE-040; além de espaços e serviços com expertise no acolhimento de eventos, como os hoteis Dom Pedro Laguna e Carmel e parques educativos como o Engenhoca.
Sobre o CLCVB
O Costa Leste Convention & Visitors Bureau (CLCVB) é uma organização sem fins lucrativos e mantida pela iniciativa privada do setor turístico, e conta com o apoio do Senac, Sebrae, Setur/CE, Fórum de Turismo do Ceará e das prefeituras dos municípios da região. A entidade tem por objetivo básico e permanente a promoção e o desenvolvimento da região da Costa Leste do Estado do Ceará (formada pelos municípios de Eusébio, Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati, Icapuí e entorno), por meio do turismo de lazer, eventos e negócios, quer sejam de âmbito regional, nacional ou internacional, bem como o desenvolvimento e a difusão cultural, artística, tecnológica, esportiva, além da capacitação e qualificação da mão-de-obra local e alocação no mercado de trabalho.
* Famtour de Apresentação do Projeto Pé na Areia
Data: 20 (terça) e 21 (quarta) de outubro
Local: Dois dias de atividades de Aquiraz a Icapuí
- postado por Oswaldo Scaliotti