Um ato para mobilizar as comunidades de Caucaia e regiões próximas que sofrem com a violência, incentivando uma vivência de paz, e despertar nos jovens a importância do ciclismo como categoria esportiva. Foi com esse objetivo que o Instituto Aço Cearense promoveu, pela segunda vez, no último sábado (9), o Passeio Ciclístico “Pedalando pela Paz”, em Caucaia. A iniciativa aconteceu em parceria com a Secretaria de Esporte e Juventude do município e com a Associação Escola de Campeões (Rua Raimundo Nonato Alexandre, 1273 – Camurupim), de onde saiu e chegou o passeio, após passar pelas ruas do bairro Mestre Antônio. Cerca de 100 pessoas participaram do momento.
Durante a semana que antecedeu o passeio, os jovens da região participaram de oficinas de sensibilização pela paz – promovidas pelo Instituto Aço Cearense – com textos de reflexão, dinâmicas e depoimentos de famílias que perderam entes queridos por conta da violência. E, no sábado, pedalaram em prol da paz.
“O cidadão muda o mundo mudando a si mesmo. Mesmo parecendo pouco, acreditamos que atos como esse sejam um pequeno passo para uma grande mudança”, ressaltou a presidente do Instituto Aço Cearense, Rosemeire Matos, no 2° Pedalando pela Paz.
Na ocasião, houve ainda apresentação teatral com alunos da Escola de Campeões, momento de reflexão e oração e lanche.
Pedalando pela Paz em Marco (CE)
No último dia 11 de agosto, o Instituto Aço Cearense realizou a primeira edição do Projeto Pedalando pela Paz em Marco (distante 236 km de Fortaleza), com o apoio do Crea-CE e da Secretaria de Esportes do município. O evento mudou a rotina do município, com a participação de cerca de 700 pessoas, entre elas alunos, professores e gestores de escolas públicas da cidade, que aproveitaram o feriado do Dia do Estudante para participar do ato. O ciclista Gilberto Silva, patrocinado pelo Instituto Aço Cearense, participou tanto pedalando quanto dando palestra motivacional para os participantes sobre o importante papel do esporte na sua trajetória de vida. Hoje, Gilberto Silva é o 2° lugar no ciclismo do estado e o 3° do país na categoria XCM.
Para a Coordenadora de Cultura do município de Marco, Iery Osterna Rios, atos como esse, em especial no interior, são cada vez mais necessários. “A violência no interior do estado vem aumentando consideravelmente, não há mais a tranquilidade de outrora. Dessa forma, ações como essa promovida pelo Instituto Aço Cearense são muito importantes para convocar os civis a clamarem pela paz e não se conformarem com a ausência dela, apresentar às crianças e adolescentes desde cedo a paz como uma necessidade e sensibilizar e chamar a atenção do poder público de que a segurança é uma condição essencial para vivermos bem”, explica a gestora.
Sobre o Instituto Aço Cearense
O Grupo Aço Cearense sempre se preocupou em ter uma atuação socioambiental correta e responsável, por isso há sete anos criou o Instituto Aço Cearense (IAC), que apoia ações educacionais, culturais, esportivas e ambientais. Hoje, o Instituto ampara nove instituições no Ceará e três no Pará. Durante esses anos de atuação, 125 instituições foram atendidas, totalizando mais de 64 mil pessoas beneficiadas. Para dar mais visibilidade às ações sociais desenvolvidas pelo IAC foi criado um novo canal de comunicação, o site do Instituto Aço Cearense (www.institutoacocearense.com.br), onde é possível conferir os projetos, as ações e as instituições beneficiadas pelo Instituto. O site divulga o que é o IAC, fala sobre as ações realizadas, como também sobre o calendário de eventos da instituição, as notícias, os projetos beneficiados, as instituições parceiras, exibe as fotos e os vídeos das ações e as formas de entrar em contato com a instituição.
- postado por Oswaldo Scaliotti