Em meio a um cenário de tantas opções, a interação com a clientela deve ir além da conquista inicial. É tarefa árdua para vendedores e empresários alcançar a fidelização. De início, é preciso saber que, hoje, a base não deve ser a comercialização de um serviço ou produto, e sim a venda de um propósito.
O coach cearense Rogério Magalhães, palestrante especialista no ramo empresarial e diretor da RMA Treinamentos aproveita o Dia do Cliente, a ser celebrado nesta sexta-feira (15), para dar dicas acerca da comunicação específica no momento de abordar e aprofundar um diálogo com cada cliente.
Conforme Magalhães, os clientes estão divididos nas seguintes tipologias: analítico, pragmático, afável e expressivo. Para prestar um bom serviço é preciso entender quais necessidades de cada um deles e, assim, tornar a relação da compra e venda em um momento saudável.
“A comunicação específica é importante para você fazer com que o cliente se sinta dentro do perfil do atendimento. A partir dessa comunicação direta, você faz com que em tempos de clientes escassos, você se torne uma necessidade”, afirma o coach.
Rogério Magalhães lembra ainda que um bom especialista em vendas sabe se posicionar a favor do cliente e defendê-lo quando necessário. Conforme o palestrante, o atendimento é o arremate para fechar um negócio: “É preciso estar envolvido com o cliente”, finaliza.
* postado por Oswaldo Scaliotti