Evento ocorrerá no Theatro José de Alencar e está com inscrições abertas
O desenvolvimento urbano nem sempre ocorre de forma coordenada com os anseios da população. O inchaço das metrópoles acarreta consequências visíveis para todos aqueles que delas precisam, como engarrafamento, desordenamento e conflitos. Ao mesmo tempo, esses desafios motivam gestores públicos, entidades de classe e a sociedade civil organizada a propor e executar soluções. Esse é o mote para a realização do Seminário “Cidade, Memória e os Desafios do Modo de Viver”, que ocorrerá no Theatro José de Alencar, em Fortaleza, de 18 a 20 de setembro. O evento é uma iniciativa do Arquiteto e Urbanista Jefferson John em parceria com a graduanda em Arquitetura e Urbanismo e fomentadora cultural Izabela Lima, a correalização é da Prottec Arquitetura. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio do site: http://seminariocidade.blogspot.com.br.
A abertura do evento será, no dia 18, com palestra de Camilo Santana, governador do Ceará, e do arquiteto Carlos Murdoch Fernandes. Mestre em Sustentabilidade Aplicada à Arquitetura pelo PROARQ/UFRJ, Carlos Murdoch Fernandes possui diversas premiações do IAB Carioca como arquiteto e orientador de trabalhos acadêmicos. Atua ainda como promotor de diversos eventos relacionados à aplicação do pensamento verde nas cidades, notavelmente as exposições “Arquitetura Bioclimática no Rio de Janeiro” (2004) e “2030?” (2007).
Além deles, o seminário terá participação de Ciro Pirondi (arquiteto, diretor da Escola da Cidade de São Paulo), Campelo Costa (ex-presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB), Fausto Nilo (coordenador do eixo urbanístico do Plano Mestre Fortaleza 2040), Francisco Cunha (coordenador do Plano Recife 500 anos), Roberto Cláudio (prefeito de Fortaleza), além dos presidentes do IAB/CE, CAU/CE e CAU/BR, dentre outros. Na mesa de encerramento, dia 20 de setembro, haverá presença de dois outros grandes nomes: Frederico de Holanda e Nabil Bonduki.
Frederico de Holanda é doutor em arquitetura (Universidade de Londres, 1997) e professor Titular, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília. Autor de diversas obras de renome, como Oscar Niemeyer: de vidro e concreto / of glass and concrete (primeiro pela editora que fundou – FRBH, 2011), sua produção acadêmica investiga relações entre configuração edilícia e urbana, uso dos espaços abertos públicos, e segregação socioespacial.
Já Nabil Bonduki possui doutorado (1995) em Estruturas Ambientais Urbanas pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Habitação, Planejamento Urbano e Regional, História Urbana e Meio Ambiente. Exerceu ainda o cargo de vereador em São Paulo (de 2001 a 2004 e entre 2013 e 2014) e ocupou cargos públicos de destaque, como superintendente de Habitação Popular do município de São Paulo (1989-92), na coordenação da consultoria para a elaboração do Plano Nacional de Habitação (2007/9). Foi Secretario de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (2011-2012) e secretário Municipal de Cultura de São Paulo na gestão do ex-Pref. Fernando Haddad.
O Seminário “Cidade, Memória e os Desafios do Modo de Viver” tem como público-alvo todos os interessados em discutir o futuro das metrópoles e soluções para as crescentes demandas. “O debate sobre a construção de cidades mais democráticas pertence a toda a sociedade. Com esse evento, queremos proporcionar ao público a oportunidade de conhecer e ouvir sobre o que vem sendo executado no Brasil”, destacam Jefferson John e Izabela Lima, organizadores do evento.
O evento foi contemplado pelo Edital “Chamada de Ocupação Artística – Cultural do Theatro José de Alencar – 2017” e conta com o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, Theatro José de Alencar, Instituto Dragão do Mar, Secretaria de Cultura de Fortaleza, Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Ceará (IAB-CE), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (CREA-CE) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU-CE), CAGECE e Secretaria das Cidades.
Seminário Cidade, Memória e os Desafios do Modo de Viver
Data: de 18 a 20 de setembro de 2017
Horário: Das 9h às 12h / Das 14h às 22h
Local: Theatro José de Alencar – Rua Liberato Barroso, 525 – Centro, Fortaleza – CE
Realização: Jefferson John e Izabela Lima
Co-realização: Prottec Arquitetura
Informações e inscrições: www.seminariocidade.blogspot.com.br
E-mail: seminariocmdmv@gmail.com
Redes Sociais: facebook.com/seminariocidade e instagram.com/seminariocidade
- postado por Oswaldo Scaliotti