Em momentos onde as incertezas provocadas pela atual situação econômica do país abalam o mercado, profissionais buscam possibilidades de incrementar a sua renda, não apenas com outras atividades, mas dentro das empresas onde atuam. Em algumas organizações a postura tem estimulado o desenvolvimento de programas voltados para este fim. É o caso da TIM, que desde 2016 lançou o Consultor 5 Estrelas, com o objetivo de reconhecer, valorizar e premiar os colaboradores de vendas.
Para a gestora de Recursos Humanos da TIM Nordeste, Renata Pimentel, o reflexo desse movimento se dá através do crescimento profissional. “A TIM é uma empresa que inova e aposta no funcionário, gerando oportunidades. A partir dessa visão nasceu o programa nas lojas próprias. A ideia é tirar o funcionário da zona de conforto para que se dedique ainda mais, se reinvente e foque no futuro, aumentando as chances de ser reconhecido e valorizado”, disse.
A mecânica do programa é simples e os resultados são surpreendentes. Inicialmente, as metas previstas nos modelos de remuneração variável de cada colaborador devem ser superadas e o plano de formação e capacitação concluído. Quando isso acontece, o colaborador recebe uma estrela, que corresponde a um valor adicional (em reais) de premiação. As estrelas são cumulativas e o bônus também. Ao conquistar a 5ª estrela, o consultor é promovido.
O Consultor 5 Estrelas já promoveu cerca de 300 funcionários de vendas e distribuiu mais de 4.000 estrelas em todo o Brasil. Na região Nordeste, o programa contemplou 46 funcionários com promoção de cargo e mais de 80 estrelas já foram entregues.
Poucos meses após a implantação do programa as mudanças foram percebidas pela gerente de Lojas Próprias da TIM Nordeste, Micheline Luna. Segundo ela, houve um empenho ainda maior de toda a equipe, o que permitiu alcançar resultados surpreendentes. “Muitos profissionais viram no programa a oportunidade que faltava para conseguirem galgar um novo patamar e com isso aumentar a sua renda. Em poucos meses o programa já promoveu diversos funcionários e o retorno tem sido colaboradores motivados e empenhados em busca do seu crescimento profissional”, definiu.
* postado por Oswaldo Scaliotti