Prestes a completar 38 anos de atuação no mercado do aço, no próximo dia 15 de outubro, o Grupo Aço Cearense celebra a força das suas empresas no cenário econômico do país e a atuação socioambiental correta e responsável que sempre pautou o seu trabalho. Por meio do alinhamento dos seus negócios a uma gestão socialmente engajada, potencializa e amplia ações de combate à pobreza e à marginalização, contribuindo para o desenvolvimento do Ceará, estado sede do Grupo, e também do Pará, onde está localizada a Siderúrgica Norte Brasil S.A – SINOBRAS, empresa do Grupo. Para dar suporte a esse trabalho, desde março de 2010, o Grupo conta com o Instituto Aço Cearense, instituição sem fins lucrativos, responsável por todas as suas ações de cunho social, educacional, esportivo e ambiental. Desde então, com mais de R$ 8 milhões de reais investidos, 125 instituições foram atendidas, totalizando mais de 50 mil pessoas beneficiadas pelo Instituto, nos últimos 6 anos.
Uma das instituições assistidas pelo Instituto Aço Cearense, há cerca de um ano, é a Junior Achievement Ceará, associação educativa sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada, cujo objetivo é despertar o espírito empreendedor nos jovens, por meio do método “Aprender-fazendo”, pioneirismo em educação financeira, preparação para o mercado de trabalho e empreendedorismo, gerando caminhos para empregabilidade e criação de empregos. Fundada em abril de 2005, com sede em Fortaleza, a JA Ceará oferece 25 programas educativos voltados para o empreendedorismo, beneficiando crianças, adolescentes e adultos na capital e em todo Estado. Através de sua tecnologia, busca propiciar uma nova compreensão educacional, incorporando o empreendedorismo ao currículo dos ensinos fundamental, médio e universitário. Até 2016, a associação alcançou 46.500 alunos beneficiados de 320 escolas, entre privadas e da rede pública estadual, e 2.261 voluntários e orientadores da metodologia de empresas parceiras e universidades em todo o Estado.
Como mantenedor da Junior Achievement Ceará, o Instituto Aço Cearense contribui para a manutenção das atividades em prol da formação de jovens e, consequentemente, para o futuro da classe empreendedora e da economia do estado e do país.
- postado por Oswaldo Scaliotti