A norma regulamentadora NR 17, do Ministério do Trabalho e Emprego, que trata de ergonomia e aborda, principalmente, questões posturais e sobre o manuseio correto de equipamentos com o intuito de evitar doenças e acidentes de trabalho é o tema da palestra Palestra NR17 – Por que se adequar?. O evento será realizado dia 3 de novembro, de 8h às 12h, na FIEC, numa ação do Conselho Temático de Relações Trabalhistas e Sindicais (COSIN) da FIEC e Serviço Social da Indústria (SESI/CE)
A NR 17 observa os aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, mobiliário, equipamentos, além das condições ambientais e de organização do ambiente de trabalho. De acordo com o item 17.1.2 da Norma, para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, todas as empresas precisam realizar a Análise Ergonômica do Trabalho AET).
Segundo estudo do SESI, a ergonomia proporciona vantagens evidentes para as pequenas e médias indústrias, com resultados mais visíveis nas indústrias menores, devido a maior interligação entre as ações e seus respectivos benefícios, com ganhos na produtividade e redução do absenteísmo (falta ao trabalho) trazido por mudanças sobre aspectos físicos, cognitivos e organizacionais do trabalho.
A palestra na FIEC será ministrada pelo médico e fisioterapeuta, especialista em ergonomia e fisioterapia do trabalho, Thiago Yhudi Taho, do Departamento Nacional do SESI em Brasília. O evento é aberto ao público. Para participar é necessário fazer inscrição por meio do linkhttp://bit.ly/1M8Ypmo, disponível no Portal da FIEC (www.fiec.org.br).
Serviço:
Palestra Palestra NR17 – Por que se adequar? – Evento gratuito
Data: 03/11, 8h às 12h
Local: FIEC (Av. Barão de Studart, 1980 – Auditório Waldyr Diogo – Térreo)
Informações: (85) 3421.5435 – 3421.5431
- postado por Oswaldo SAcaliotti