Nova campanha e embalagens reforçam a tradição de 170 anos e sua origem cearense
Produzida no Ceará há mais de 170 anos, Ypióca é uma das marcas mais antigas do Brasil e um ícone da tradição do Estado. Com o objetivo de reforçar essas raízes, a DIAGEO, líder mundial no segmento de bebidas alcoólicas premium, lança esse mês um novo posicionamento para a marca, que inclui uma grande campanha publicitária nacional – a maior da marca nos últimos 4 anos – e a renovação das tradicionais embalagens de Ypióca.
Nova embalagem, sabor de sempre
Este novo posicionamento começa pelas novas embalagens do portfolio de Ypióca que passam a dar mais destaque às credenciais da marca, como seus quase dois séculos de história, sua origem cearense, a conquista de prêmios internacionais e um mestre da cachaça. Além disso, as embalagens terão em seu contrarótulo versinhos que contam mais sobre a história do portfólio.
Os apreciadores da cachaça, no entanto, podem ficar tranquilos. Apesar dessa mudança no visual, o sabor de Ypióca continua o de sempre. E para reforçar essa mensagem, será lançada no dia 18 de outubro, no Ceará, uma nova campanha para TV aberta com duração de três meses, tendo como protagonista um dos maiores conhecedores da marca: o garçom. Assim como as embalagens de Ypióca, na campanha ele passa por uma transformação visual, mas continuará o mesmo profissional de sempre.
Se tem Ypióca, tem história
Em paralelo ao projeto das novas embalagens, a marca lançará uma outra campanha que será permeada pelo novo conceito da marca: “Se tem Ypióca, tem história”. E contar histórias é muito do que se passa quando as pessoas se unem em torno de Ypióca. São momentos que pedem uma bebida real, “sem firula”. Uma bebida com personalidade, autenticidade e cheia de contos e histórias.
A campanha conta com peças a serem veiculadas nacional e localmente no Ceará, em mídias como TV aberta, digital e out of home. Ao todo, serão seis filmes de 20” que abordam de maneira divertida as credenciais da marca.
No Ceará, ela poderá ser vista a partir de janeiro nos canais Globo, SBT, Record e Band, além dos canais digitais da marca, como Youtube e Facebook.
Ypióca: reconhecimento e prêmios internacionais
Pelo segundo ano consecutivo, a cachaça genuinamente cearense, Ypióca, foi reconhecida por sua tradição de qualidade em duas respeitadas e influentes competições internacionais de destilados: a “New York World Wine and Spirits Competition” e a “Spirits Selection by Concours Mondial de Bruxelles”. Ambas ocorreram em agosto e, mais uma vez, reforçam as últimas tendências no mundo dos destilados, fornecendo anualmente uma listagem dos melhores produtos avaliados por especialistas do mundo inteiro. A edição 2017 da competição nova-iorquina foi responsável por premiar Ypióca com oito medalhas ao todo, entre ouro, prata e bronze, foram agraciados seis produtos do portfólio: Ypióca 150, Ypióca 160, Ypióca Brasilizar Ouro Reserva Especial, Ypióca Brasilizar Clássica Ouro, Ypióca Cinco Chaves e Ypióca Brasilizar Prata Reserva Especial. Já o concurso belga premiou Ypióca com duas medalhes de Prata para Ypióca 160 e Ypióca Brasilizar Ouro Reserva Especial.
Ypióca vem sendo reconhecida por diversos especialistas no mundo todo por sua qualidade e sabor. Em 2015, Ypióca 160 ganhou medalha de ouro no Concurso Mundial de Bruxelas – “Spirits Selection”. Esse diferencial da marca cearense também foi reconhecido em 2016, quando a marca recebeu seis medalhas como reconhecimento de sua qualidade, no “New York World Wine and Spirits Competition” e no “Spirits Selection by Concurso Mundial de Bruxelas”. Ainda em 2016, Ypióca conquistou outras cinco medalhas, entre ouro, prata e bronze na “San Francisco World Spirits Competition”, uma das mais respeitadas e influentes competições internacionais de destilados.
No primeiro semestre deste ano, Ypióca foi premiada novamente, desta vez na etapa brasileira do Concurso Mundial de Bruxelas 2017, um dos mais importantes concursos de vinhos e destilados do mundo. Dessa vez, recebemos a medalha de ouro na etapa Brasil com a Ypióca 160. De sabor inigualável, a bebida tem como principais notas de composição o malte e o carvalho.
Ficha técnica
FICHA TÉCNICA TÃO TÃO
Título: Tão Tão
Duração: 6×20”
Agência: CP+B – Crispin Porter & Bogusky Brasil
Cliente: Diageo
Produto: Ypióca
CCO: André Kassu e Marcos Medeiros
Direção de Criação: Marcelo Rizério
Criação: Erick Mendonça e Thiago Barbieri
RTVC: Renata Sayão, Fabíola Camilo e Valeria Andrighetti
Planejamento: Caio Del Manto, Gabriela Sanchez, Patrick Sertã e Edson Junior
Atendimento: Luciana Ceccato e Tamyris Ferreira
Mídia: Tiago Santos, Camila Gazzano, Vinicius Moraes, Ailton da Silva e Luiza Franceschelli
Produtora de Imagem: Dogs Can Fly
Direção: Manimou
Produção executiva: Jimmy Palma
Coordenação de Produção: Karin Nantes
Equipe de coordenação: Equipe Dogs Can Fly
Assistente de direção: Bruno Galvão
Direção de Fotografia: Ariel Schvartzman
Coordenação de pós: Anderson Coutinho
Montagem: Manimou
Pós Produção: Equipe Dogs Can Fly
Finalizador: Felipe Righeto
Produtora de Som: Manimou Music
Atendimento Produtora: Paula M. Saraiva
Aprovação cliente: Álvaro Garcia, Guilherme Martins, Vanessa Kalache, Clara Souza, Luiza Cajado e Ana Mendes.
FICHA TÉCNICA APRUMADA
Título: Tão Tão
Duração: 1×30 e versões
Agência: CP+B – Crispin Porter & Bogusky Brasil
Cliente: Diageo
Produto: Ypióca
CCO: André Kassu e Marcos Medeiros
Direção de Criação: Marcelo Rizério
Criação: Erick Mendonça e Thiago Barbieri
RTVC: Renata Sayão, Fabíola Camilo e Valeria Andrighetti
Planejamento: Caio Del Manto, Gabriela Sanchez, Patrick Sertã e Edson Junior
Atendimento: Luciana Ceccato e Tamyris Ferreira
Mídia: Tiago Santos, Camila Gazzano, Vinicius Moraes, Ailton da Silva e Luiza Franceschelli
Produtora de Imagem: O2 Filmes
Direção: Renato Amoroso
Produção executiva: Rafael Fortes, Edney Tamachiro
Direção de Fotografia: Renato Amoroso
Montagem: Estevan Santos
Pós Produção: O2 Filmes
Produtora de Som: Punch Audio
Atendimento Produtora: Rejane Bicca, André Gustavo e Paulo Bruno
Aprovação cliente: Álvaro Garcia, Guilherme Martins, Vanessa Kalache, Clara Souza, Luiza Cajado e Ana Mendes.
Sobre a DIAGEO
A Diageo é líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas, vinhos e cervejas. O portfólio inclui marcas como Smirnoff, Johnnie Walker, Ypióca, Guinness, Baileys, Cîroc, Old Parr e Tanqueray, entre outras. A empresa possui um importante capítulo em sua história no Brasil com a aquisição de Ypióca, uma das marcas mais tradicionais de cachaças premium do Brasil, em 2012. A Diageo é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE).
Para mais informações sobre a DIAGEO, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.DIAGEO.com.br. Saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br.
- postado por Oswaldo Scaliotti