Somente no primeiro trimestre desse ano, houve um crescimento de 17% do setor de franquias em saúde, beleza e bem-estar, segundo a Associação Brasileira de Franchising. Rede de farmácias de manipulação Pharmapele vai abrir três unidades até novembro
Apesar do cenário econômico, o mercado brasileiro de franquias acumula duas altas seguidas no primeiro e segundo trimestre de 2017, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising); um dos setores de maior destaque é o de saúde, beleza e bem-estar – que cresceu 17% e registrou o segundo melhor desempenho atrás apenas do ramo de Hotelaria. A busca por uma vida mais saudável e a força do poder de compra da terceira idade (aliada à maior expectativa de vida) são dois dos principais motivos que refletem esse crescimento, como explica Mariana Saldanha, gerente de marketing da Pharmapele – rede de farmácias de manipulação com mais de 65 lojas no Brasil: “Esse setor brasileiro, que inclui Saúde, Beleza e Bem-Estar, representa 7,1% do consumo global de produtos para essa finalidade. Dessa forma, o Brasil, apesar dos problemas econômicos, reforça sua importante participação nesse tipo de mercado”, comenta. No mundo, o país ocupa a quarta posição no gasto com produtos para essas finalidades, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão, segundo pesquisas da Euromonitor.
Com base nesses dados, as redes de farmácias de manipulação apresentaram grande destaque nos últimos anos, com um verdadeiro “boom” para oferecer saúde e beleza. Até novembro, por exemplo, a Pharmapele vai inaugurar mais três unidades: Balneário Camboriú (SC), Balsas (MA) e a quarta loja em Salvador (BA). “Nós continuamos em franca expansão, nos consolidando cada vez mais como uma marca forte e reconhecida no mercado. Isso é a prova da seriedade e segurança que oferecemos aos nossos franqueados”, afirma a gerente de marketing da Pharmapele, que conquistou o 12° selo consecutivo de excelência em franchising da ABF, tornando-se a única farmácia de manipulação do país a conseguir tal feito. A rede Pharmapele é especialista em medicamento individualizado e tem como diferencial uma linha dermocosméticos e nutracêuticos ambos industrializados que complementam o negócio de fórmulas manipuladas; atualmente, as franquias da marca empregam mais de 1000 pessoas em suas lojas espalhadas pelo território nacional.
Receitas para o sucesso – O crescimento da rede também é justificado pela sua solidez: segundo informações da ABF, o índice de mortalidade para negócios próprios nos três primeiros anos de funcionamento é de 50% e somente 5% no caso de franquias. “No caso da Pharmapele, esse percentual de insucesso não ultrapassa 1%”, conta Mariana. Essa é, aliás, uma das grandes vantagens do método de franquia: a transferência de experiência – uma vez que o modelo de negócio e de gestão já foi testado pelo franqueador.
Um dos diferenciais da rede é a adoção de um sistema que dá suporte de gestão financeira e administrativa. “Por se tratar de uma rede, realizamos as compras de matéria-prima de forma coletiva, barganhando melhores preços, o que nos dá maior competitividade no mercado”, explica.
Quanto a dicas de sucesso para o negócio, Mariana dá a receita: “Para se juntar a nós, basta acreditar em nossa filosofia, ter dedicação e consciência de estar num negócio altamente competitivo, rentável e consolidado no mercado. Na Pharmapele trabalhamos com amor e dedicamos esse sentimento a cada fórmula entregue aos nossos clientes”.
História e investimentos – A Pharmapele foi fundada há 30 anos, em Pernambuco – e há 20 anos adotou um premiado sistema de franquias. Além dos selos de excelência da ABF, a Pharmapele foi nomeada uma das cinco melhores franquias do Brasil pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Fundação Getúlio Vargas, sendo a franquia número 1 do Norte/Nordeste. “Para a empresa se profissionalizar como franqueadora, ela criou o Centro Integrado de Gestão (CIG), empresa do grupo que administra e gerencia as lojas com a marca Pharmapele.”
Com aporte inicial de R$ 300 a 500 mil para ser um franqueado, o tempo de retorno do investimento é de 24 meses – e o faturamento médio de R$ 130 mil. Hoje, existem 65 unidades em funcionamento. Para que o sucesso financeiro ocorra no menor espaço de tempo possível, a Pharmapele investe em ações, agregando valor ao negócio dos franqueados. “Há o desenvolvimento de campanhas voltadas à saúde e bem-estar da população e apoio à comunidade. As lojas têm visual moderno e elegante, nas quais os consumidores se sentem à vontade e podem experimentar os produtos, antes de escolher o que levar para casa”, conta Mariana.