Em razão da seca presente há 5 anos no Estado do Ceará, o segmento das pequenas agroindústrias vem sofrendo gravemente, gerando dispensa de mão de obra, queda na fabricação de produtos, perda de capital e crescimento de dívidas, que se acumulam nos bancos. Em decorrência dessa situação,será realizada nesta terça-feira (17), na Assembleia Legislativa,audiência pública para dialogar com o segmento das pequenas agroindústrias e buscar soluções para a grave crise que o setor vem passando.
O deputado Carlos Matos, presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional na Assembleia Legislativa, foi o requerente da Audiência. O parlamentar atua fortemente nessa causa, presidindo, ainda, a Comissão Especial de Acompanhamento das Obras de Transposição do Rio São Francisco, uma das saídas esperadas para a revitalização do agronegócio.
O desemprego aumentou no campo, a produção agrícola caiu e a criação de animais está cada vez mais difícil. Além disso, os empresários que fizeram financiamento para investir no mercado e no crescimento da demanda, hoje sofrem com a impossibilidade de quitar as parcelas do financiamento, cujos valores mais do que triplicaram por causa dos juros. A não inclusão das pequenas agroindústrias no programa de refinanciamento das dívidas agrícolas para a prorrogação dos débitos e a obtenção de descontos, diferentemente do que ocorreu com o segmento da agropecuária, é uma das principais reclamações do setor.
A inadimplência intimida os pequenos produtores rurais, tendo em vista que estes estão correndo o risco de perderem suas propriedades e os equipamentos dados como garantias aos financiamentos bancários.
César Augusto Ribeiro – Secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará – SDE
Jorge Alberto Vieira Studart Gomes – Presidente da FIEC
Flávio Viriato de Saboya Neto – Presidente da FAEC
Vivian Nicolle Barbosa de Alcântara – Diretora- Presidente da ADECE
Marcos Costa Holanda – Presidente do BNB
Henrique Girão Prata – Presidente do Sindicato dos Laticínios do Ceará
André de Freitas Siqueira – Presidente do Sindicato da Indústria de Alimentos do Ceará
Flávio Ataliba Flexa Daltro Barreto – Diretor-Geral IPECE
Euvaldo Bringel Olinda – Secretário da SEAPA
Ricardo Araújo – Superintendente SEMACE
José Jaime Bezerra Rodrigues Júnior – Presidente da ADAGRI
Paulo César Feitosa Arrais – CODECE