Desde 2014 a cooperativa cearense vem ampliando seus investimentos em governança corporativa por compreender que suas práticas são fundamentais para o crescimento sustentável de empresas e corporações. Este ano, a Unimed Fortaleza convida à uma reflexão sobre as tendências e objetivos da governança
Nesta terça e quarta, dias 24 e 25 de outubro, das 8h às 18h,acontece o 3º Fórum de Governança Corporativa da Unimed Fortaleza. O evento é aberto aos gestores da cooperativa, empresas parceiras e profissionais interessados mediante inscrição gratuita. Nele, importantes temas serão dialogados e discutidas novas ferramentas de desenvolvimento em governança corporativa.
Confira quem são os palestrantes, os temas abordados e a programação dos dois dias de evento logo abaixo:
Terça-feira, dia 24/10, aberto ao público mediante inscrição gratuita.
7h30 – Credenciamento, recepção e café da manhã.
8h – Abertura (Dr. João Borges e Dra. Regina Portela)
8h30 – Palestra de abertura: Governança Corporativa: O estratégico é estar motivado
Palestrante: Victoriano José Vilanova Garrido Filho (Prof. Garrido) – Consultor, palestrante, professor e terapeuta, possui vasta experiência em palestras e atividades acadêmicas voltadas para desenvolvimento humano e liderança organizacional. Formado em Administração pela UFBA e pós-graduado Psicologia Organizacional pela UNIFACS, com formação em Human Resources e em Total Quality Control, pela SUNY – State University of New York – EUA.
9h40 – Palestra: Como a Unimed do Brasil utiliza os indicadores do GRI para o desenvolvimento da sustentabilidade e governança no sistema nacional
Palestrante: Leandro Rosa – Unimed do Brasil – Atua há mais de dez anos com gestão e comunicação da sustentabilidade, com experiência nos setores financeiro, cooperativista e em consultorias. Trabalhou como consultor em relatórios GRI e estratégias de sustentabilidade na Sustainability Excellence Arabia, empresa de consultoria com sede na Jordânia. Atualmente, é analista sênior em sustentabilidade na Unimed do Brasil. Formado em Relações Internacionais pela PUC-SP e pós-graduado em Negócios Sustentáveis pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido.
11h – Palestra: Agenda 2030 – O futuro que queremos começa agora
Palestrante: Frederico Lacerda – Coordenador de projetos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil. Graduado em Antropologia Social e Estudos do Desenvolvimento pela Universidade de Sussex na Inglaterra e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia. No PNUD há mais de 10 anos, é atualmente responsável pelo Escritório do PNUD em Salvador, cuja cooperação abrange os Estados da região nordeste do país em áreas diversas como desenvolvimento rural, urbano, econômico e social, tendo como pano de fundo o alcance dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável na região.
14h30 – Palestra: A corrupção nas organizações e o valor de uma marca nos veículos de comunicação
Palestrante: Rodrigo Bocardi – Jornalista formado pela FIAM, começou a carreira profissional no Grupo Bandeirantes, sendo o atual ancora do telejornal “Bom dia Brasil – São Paulo” da Rede Globo.
15h20 – Mesa redonda: Como a governança corporativa está sendo tratada nas organizações do estado do Ceará Mediador: Rodrigo Bocardi
15h50 – Perguntas e respostas
16h10 – Encerramento das atividades
Quarta- feira, dia 25/10 – Programação exclusiva para convidados.
08h30- Workshop Pacto Global: Avaliação de riscos de corrupção corporativa com:
Vanessa Tarantini – Assessora de Direitos Humanos e Anticorrupção, Rede Brasil do Pacto Global da ONU
Reynaldo Goto – Coordenador do GT Anticorrupção, Rede Brasil do Pacto Global e Diretor de Compliance, Siemens Brasil
Edson Lopes Cedraz – Sócio – Deloitte
Leonardo Moraes – Diretor – Deloitte
13h – Programas de Compliance na Prática e Metodologia de Avaliação dos Riscos (continuação).
– Identificando e Classificando as Estruturas de Mitigação, Controles e Processos
– Calculando o Risco Residual
– Desenvolvendo o Plano de Ação
Com Leonardo Moraes – Diretor – Deloitte
16h – Painel de Debates
Moderador: Reynaldo Goto, Coordenador do GT Anticorrupção, Rede Brasil do Pacto Global e Diretor de Compliance, Siemens.
- postado por Oswaldo Scaliotti