Os resultados do terceiro trimestre da TIM, divulgados recentemente, apresentam crescimento de receita em todas as frentes de negócio. Esse incremento resulta em um lucro líquido de R$ 279 milhões, um aumento de 51,6% em relação ao mesmo período do ano passado. A base de clientes continua em evolução, com quase dois milhões de adições líquidas no pós-pago em 2017. O segmento responde atualmente por 28% do total de usuários da empresa. Na região Nordeste e no estado do Ceará, a companhia alcançou a liderança nessa parte, confirmando a estratégia acertada da empresa de investir na inovação de suas ofertas e em infraestrutura de rede.
Além disso, pelo sétimo trimestre consecutivo, a operadora registra aumento na receita média por usuário (ARPU), que cresce 11,4% em comparação com o mesmo período do ano passado. A receita líquida de serviços móveis expande 5,8% no terceiro trimestre, impulsionada pela receita de dados, que apresenta crescimento de 40,5% no comparativo anual. Já a receita líquida de serviços fixos e residenciais evolui 7,0% no mesmo período, sobretudo em decorrência do serviço TIM Live.
A cobertura 4G chega a 2.401 cidades e alcança 86% da população urbana. Os sólidos investimentos se traduzem na contínua liderança na tecnologia de quarta geração em todo o Brasil. No Ceará já são mais de cem cidades contempladas. Um dos novos serviços, o VoLTE (chamada de voz em alta definição), que já está presente em Fortaleza e em mais 176 municípios, chegará a mais de mil cidades até o fim do ano. A operadora segue evoluindo também na ativação do 4G na frequência de 700 MHz, que permite um maior alcance do sinal e aumento da velocidade de navegação, proporcionando melhoria na experiência de uso da internet móvel aos assinantes cearenses e de mais de 300 municípios.
O balanço dos resultados da TIM no terceiro trimestre de 2017 mostra ainda a evolução da companhia na ultra banda larga fixa como um dos grandes destaques. No período, o serviço TIM Live registra 54,1% de aumento da receita na comparação anual, além de crescimento de 25,6% da base, que chega a 376 mil usuários. E para complementar o portfólio residencial, a TIM lançou, em setembro, uma solução inovadora que aproveita a infraestrutura da maior rede 4G do Brasil para entregar banda larga sem fio via rede LTE nas velocidades de 2 Mbps e 4 Mbps, com franquias de 50 a 80 Giga. O TIM Casa Internet utiliza a tecnologia WTTX(Wireless to the X), que surge como opção de qualidade para atender regiões com demanda de banda larga reprimida devido à carência de ofertas e/ou uma infraestrutura de rede fixa ainda em desenvolvimento.
- postado por Oswaldo Scaliotti