Nesta sexta-feira (6), a SINOBRAS, empresa do Grupo Aço Cearense instalada em Marabá, no Pará, comemora nove anos de atuação no mercado, produzindo aço para a construção civil e contribuindo com o desenvolvimento do Pará e região. A siderúrgica produz 380 mil toneladas/ano, número que deve saltar para 800 mil toneladas/ano com a execução do projeto de ampliação, o SINOBRAS Fase 2, que prevê um investimento de US$ 200 milhões.
A SINOBRAS inova com a utilização das mais avançadas tecnologias existentes no processo siderúrgico, alavanca a economiacom a geração de emprego e renda e possibilita o desenvolvimento de sua mão de obra com foco no setor industrial. Tudo isso com uma preocupação constante com a sustentabilidade. Sua produção de aço é feita com 70% de sucata e 30% de ferro-gusa líquido, o que a faz ser a maior recicladora das regiões Norte e Nordeste, incentivando o setor sucateiro.
A empresa está hoje entre as grandes produtoras de aço do Brasil, integrando instituições como o Instituto Aço Brasil – IABR, que reúne as siderúrgicas do país. Está no ranking da revista Exame, edição Melhores e Maiores 2014, na 80ª colocação entre as 100 maiores empresas das regiões Norte e Nordeste e, também, no ranking da Valor 1000, do Jornal Valor Econômico, na posição 240ª entre os mil maiores grupos do país, sendo o 15º maior do Nordeste e o 2º da região no setor de metalurgia e mineração.
O investimento da SINOBRAS não está apenas na produção de material. Ao longo desse tempo, a empresa passou a ser reconhecida, não somente pela qualidade do seu aço no mercado siderúrgico, mas também por manter uma das equipes mais talentosas para se trabalhar no Pará. “Temos como missão produzir aço com alta performance, por isso investimos na capacitação e desenvolvimento de nossos colaboradores, com foco na sustentabilidade e na tecnologia, que auxilia todo o trabalho e dá uma visão unificada dos negócios”, afirma Ian Corrêa, Vice-Presidente da SINOBRAS e do GAC.
Com aproximadamente 1,3 mil colaboradores diretos e 30 mil indiretos, a SINOBRAS investe na capacitação de seus colaboradores por meio de incentivos e desenvolvimento profissional. Em março deste ano, a empresa conquistou o primeiro lugar na premiação Prazer em Trabalhar, promovida pela Gestor Consultoria, em parceria com o Jornal Diário do Pará. O prêmio reconhece as empresas paraenses com as Melhores Práticas de Gestão de Pessoas.
Em tempo:
O Grupo Aço Cearense conta, atualmente, com unidades localizadas em três estados brasileiros: Ceará (Aço Cearense Comercial e Aço Cearense Industrial), Pará (SINOBRAS) e Tocantins (SINOBRAS Florestal – com 13 fazendas próprias de reflorestamento nas cidades de Araguatins e São Bento do Tocantins).
- postado por Oswaldo Scaliotti