A Planet Smart City (www.smartcitylaguna.com.br), idealizadora da primeira Cidade Inteligente Social do Mundo, a Smart City Laguna, que está sendo construída no distrito de Croatá, em São Gonçalo do Amarante, participa da Expolog 2017 – Feira Internacional de Logística, que começa nesta quarta-feira (22/11) e segue até o dia 23, no Centro de Eventos do Ceará. O empreendimento do Grupo Planet, formado por empresas inglesas e italianas, une inovações, tecnologia, sustentabilidade, planejamento urbano moderno e soluções de mobilidade em um só lugar.
Durante a feira, o Grupo Planet irá apresentar também a Smart City Ecopark, o polo tecnológico e empresarial da primeira Cidade Inteligente Social do Mundo, que foi planejada para receber empresas com propostas sustentáveis e economicamente positivas e será separada das áreas residenciais e comerciais por um cinturão verde. O polo possui 80 hectares e conta com uma infraestrutura de alta qualidade, com pavimentação em blocos de concreto intertravado de alta resistência, rede elétrica e de iluminação pública, sistema de drenagem de águas pluviais e rede de água e esgoto.
Parcerias
Tendo com parceiras empresas multinacionais como Tim, Enel, Samsung, Arup e StarBoost, a Smart City Laguna terá uma área total de 330 hectares, sendo aproximadamente 480 mil metros quadrados de área verde distribuídas por toda cidade, e será composta por 7065 lotes, sendo 6009 residenciais, 920 do polo comercial e de serviços e 136 do polo tecnológico e empresarial. Todos os lotes da cidade inteligente serão 100% saneados e pavimentados.
Investimento
As moradias da Smart City Laguna são acessíveis a todas as faixas de renda. Ao todo, serão investidos US$ 50 milhões e o projeto tem como objetivo ajudar a suprir o déficit habitacional de uma região apontada por estudos como uma área de grande potencial e desenvolvimento do mundo, onde está inserido o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), e ao mesmo tempo apresentar ao mundo um inédito modelo referencial para novas cidades, com expectativa e estrutura para comportar cerca de 25 mil pessoas.
Financiado com recursos próprios, o empreendimento é uma realização da empresa brasileira SG Desenvolvimento, onde seus fundadores possuem 25 anos de experiência no mercado imobiliário e na construção civil nacional e internacional. A primeira etapa será entregue em dezembro de 2017, com previsão de conclusão da cidade inteligente em 2021.
Serviço:
Expolog 2017 – Feira Internacional de Logística
22 e 23 de novembro
Centro de Eventos do Ceará
* postado por Oswaldo Scaliotti