Ao lançar novos pacotes de serviços, a Abracadabra amplia sua atuação no mercado do Ceará e de São Paulo, atendendo pequenas, médias e grandes empresas, de acordo com o seu perfil e as suas necessidades. Dessa forma, tornou mais acessível os serviços de branding e design para quem está começando o seu negócio, como o Aimê Café.
O case do café é um exemplo do serviço Brand Start, voltado para pequenos negócios e startups que podem ser transformados a partir de metodologias que a Abracadabra desenvolve exclusivamente para o cliente, de acordo com seus objetivos. Com abordagem prática, tem menor tempo de duração e um custo compatível ao tamanho do negócio.
O serviço de Brand Start começou antes mesmo da implantação do Aimê Café. A ideia nasceu de um sonho antigo da proprietária Ana Lúcia Sales e as únicas informações que a Abracadabra tinha era o serviço (um café) e o estilo desejado pela cliente (algo que remetesse à casa de seus avós). “A criação da marca foi importante para dar mais segurança e credibilidade para o cliente. Dessa forma, conseguimos contar a nossa história de uma forma profissional”, conta Ana.
“Nosso trabalho com o Aimê Café começou do ‘zero’. Em meses, ajudamos a definir a estratégia do negócio, o nome, a identidade visual e as peças de comunicação. O mais interessante foi conseguir concretizar e materializar o sonho da Ana, que sabia o que queria mas não tinha ideia de como torná-lo real”, explica Allyson Reis, sócio fundador da Abracadabra.
Para gestores e empresários que ainda pensam que esse tipo de serviço se destina apenas às médias e grandes empresas, Allyson lembra que o branding consiste na gestão contínua da marca, independente do seu tamanho. “Esse gerenciamento da sua marca, a faz presente e atuante em diversos ‘universos’, como de negócios, estratégias, comunicação, recursos humanos e administração. Vai além do visual, do logotipo, da fachada. Então, se você está abrindo ou já possui um pequeno negócio, é fundamental estar e ser presente em todos esses mundos para que o seu negócio funcione bem”, defende.
Ele destaca que o trabalho, o tempo e o custo são diretamente proporcionais ao tamanho do seu negócio. O rebranding da Pardal, por exemplo, levou um pouco mais de um ano para ser concluído. Por outro lado, empresas como a Aimê Café desenvolveram seus projetos em cerca de seis meses, das primeiras reuniões até a inauguração do negócio.
Por conta dessas diversas realidades, a Abracadabra dividiu os seus serviços e os tornou adaptáveis ao seu negócio. “Assim, ficou muito mais fácil identificarmos as suas dúvidas, problemas e dificuldades, além, claro, de apresentarmos soluções. Com processos, metodologias e custos adaptados à realidade do pequeno e do médio negócio, queremos causar o impacto que a sua empresa precisa”, conclui Allyson.