O índice também é inferior ao mesmo período do ano passado
A Pesquisa do Endividamento do Consumidor de Fortaleza, realizada em janeiro de 2018, pela Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), revela uma queda de-0,6 pontos percentuais no número de consumidores da capital cearense que possuem algum tipo de dívida, ao passar de 65,1%, em dezembro, para 64,5%, neste mês. O índice também é inferior ao registrado em janeiro do ano passado (64,7%).
De acordo com o levantamento, a proporção de consumidores com contas ou dívidas em atraso caiu -3,5 pontos percentuais, passando de 22,8% dos consumidores em dezembro, para 19,3% neste mês. Além disso, os problemas financeiros afetam mais as mulheres (20,3% dos entrevistados desse grupo afirmaram possuir contas em atraso), os consumidores do grupo com idade acima dos 35 anos (21,0%) e do estrato com renda familiar abaixo de cinco salários mínimos (19,5%).
O tempo médio de atraso é de 66 dias e a principal justificativa para o não pagamento das dívidas é o desequilíbrio financeiro – a diferença entre a renda e os gastos correntes – citado por 63,7% dos consumidores.O segundo motivo mais citado é o adiamento por conta do uso dos recursos em outras finalidades, com 31,0%, seguido da contestação da dívida (7,3%).
Comprometimento da renda
O consumidor utilizou o crédito para:
- Consumo de itens de alimentação (58,6% das respostas);
- Compra de artigos de vestuário (42,3%);
- Aquisição de eletroeletrônicos (37,6%); e
- Realização de despesas de educação e saúde (32,4%).
Inadimplência potencial
Em relação a taxa de inadimplência potencial, ou seja, a proporção de consumidores que não terão condições financeiras para honrar seus compromissos, aumentou +0,4 pontos percentuais, passando de 7,4%, em dezembro, para 7,8% neste mês, mas ficou abaixo da taxa observada em janeiro do ano passado (9,3%).
O perfil do consumidor inadimplente mostra preponderância do grupo de consumidores do sexo feminino (inadimplência potencial de 8,9%), com idade acima de 35 anos (9,4%) e renda familiar inferior a cinco salários mínimos (8,2%).
Orçamento familiar
A pesquisa aponta que 74,4% dos consumidores de Fortaleza afirmam fazer orçamento mensal e acompanhamento eficaz dos seus gastos e rendimentos, o que contribui para um melhor controle dos níveis de endividamento. Dos entrevistados, 11,0% relataram que fazem orçamento dos rendimentos, mas sem controle eficaz dos gastos e 14,6% informaram não possuir orçamento e tampouco controle dos gastos.
Saiba mais
O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC) da Fecomércio-CE foi criado para suprir a ausência de informações práticas e de dados estatísticos confiáveis que auxiliassem as ações de planejamento e de desenvolvimento das empresas do segmento de comércio de bens, serviços e turismo. O Instituto realiza e desenvolve pesquisas, sobretudo, de viés econômico, fornecendo dados referentes ao comportamento do consumidor, a situação econômica do comércio local e as tendências de mercado e de consumo dos fortalezenses.
A pesquisa de Endividamento é realizada mensalmente e tem como objetivo indicar a capacidade de endividamento do consumidor de Fortaleza, visando conhecer o comprometimento financeiro desse, em relação ao comércio local. Quatro indicadores distintos são verificados nessa pesquisa: Taxa de Consumidores com Contas ou Dívidas em Atrasos; Taxa de Comprometimento da Renda do Consumidor; Taxa de Inadimplência em Potencial e Planejamento Financeiro e Orçamento Familiar. Mensalmente, cerca de mil consumidores da região metropolitana de Fortaleza são entrevistados pelo IPDC para a realização desta pesquisa.