O projeto será apresentado aos dirigentes da FCDL-CE e à imprensa em reunião na próxima segunda-feira, 05, a partir das 12 horas
A 3ª Edição da Jornada Integração, realizada pela Federação das CDLs do Ceará (FCDL-CE), começa no próximo dia 24 de fevereiro e segue até o dia 8 de dezembro, percorrendo as nove Bases Regionais (Centro Sul, Cariri, Sertão Central, Jaguaribana, Ibiapaba, Norte, Sertão Oeste, Inhamuns e Metropolitana). Cada uma receberá as ações em três fins de semana consecutivos, em um novo formato.
A Jornada 2018 vem incrementada com o foco na qualificação de lideranças e profissionais por meio de dois cursos: Team Work e Sequenciais. O primeiro é um programa de desenvolvimento de líderes de alta performance que visa desenvolver as habilidades fundamentais das lideranças empresariais. O segundo são cursos de qualificação profissional destinados aos colaboradores das empresas do comércio.
Além da qualificação, a Jornada 2018 trará iniciativas de cunho social e ambiental. O projeto “Salve o Planeta” visa implementar ações para conscientização sobre a sustentabilidade ambiental, com incentivo à prática de coleta de material reciclável junto aos alunos e professores das escolas públicas. A meta é coletar 9 toneladas de material, que serão repassadas às empresas especializadas.
Como medida de cunho social, a Jornada quer motivar os participantes dos cursos sequenciais a contribuir com um quilo de alimento não perecível que será destinado a uma instituição filantrópica eleita, em cada Regional.
Ao final de cada etapa, será realizado o Encontro de Líderes, com objetivo de congregar alunos, professores, empresas associadas, lideranças públicas e empresariais, representantes de entidades/instituições e patrocinadores.
O presidente da FCDL-CE, Freitas Cordeiro, destaca que, além de identificar potenciais econômicos e principais demandas dos municípios visitados, a Federação oferece a todos participantes informações e benefícios relevantes para o desenvolvimento das CDLs e da economia local.
“Os encontros contemplam a comunidade lojista, os gestores municipais, o poder legislativo, as lideranças empresariais, representantes da sociedade civil e todas as demais instituições públicas e privadas. Todos têm oportunidade de expor sugestões, visando sempre o bem comum, através de um debate amplo e que absorva ideias e boas práticas”, pontua.
Premiações
Para incentivar a participação nas atividades da Jornada Integração, a FCDL-CE vai ofertar uma série de premiações. Haverá sorteio de uma motocicleta às empresas associadas das CDLs, com representante legal presente ao Encontro de Líderes e que tenham colaborador inscrito em um dos cursos sequenciais.
O aluno que coletar a maior quantidade em quilos de papel e garrafas PET será presenteado com um smartphone e a escola dele com um computador completo. Terá ainda o sorteio de um smartphone para os colaboradores das CDLs da Regional.
Edições anteriores
O ano de 2016 marcou a largada da Jornada Integração com uma série de viagens, totalizando 81 municípios visitados, 10.367 quilômetros rodados, com público de 3.367 pessoas e 266 autoridades que prestigiaram os encontros. Três pautas tiveram relevância: segurança pública, infraestrutura das cidades e qualificação profissional.
Em 2017, foram promovidos Encontros de Líderes, centralizados nas nove Bases Regionais. Na programação da Jornada, em paralelo aos Encontros, foram qualificados 2.353 colaboradores do comércio cearense com cursos voltados para atendimento em vendas, liderança e inovação para o varejo.
Ainda na edição do ano passado, o Sistema Verdes Mares realizou em cada Regional visitada a Ação Verdes Mares, com patrocínio da Nacional Gás e apoio do Governo do Estado do Ceará, oferecendo serviços diversificados à comunidade local.
A Jornada Integração reuniu em suas duas primeiras edições um público total de 6.217 participantes em auditório. Em 2018, o objetivo é de aproximar as 33 mil empresas associadas que compõem o sistema cedelista no Estado do Ceará, com propósito de fortalecer o associativismo através do saudável exercício do convívio coletivo.
- postado por Oswaldo Scaliotti