A Oi está realizando o pagamento da segunda parcela aos credores que participaram do Programa para Acordo com Credores, quitando os 10% de dívida remanescente para quem tinha até R$ 50 mil a receber e optou por aderir à iniciativa. Com isso, a companhia irá desembolsar R$ 21 milhões nessa etapa do programa. Foram cerca de 30 mil acordos fechados em todo Brasil. O prazo de pagamento da segunda parcela era de até 10 dias a partir da publicação da homologação do Plano de Recuperação Judicial, que ocorreu em 5 de fevereiro, e o pagamento é feito diretamente na conta dos credores que aderiram ao programa.
“Estamos cumprindo nossos compromissos, como sempre fizemos ao longo do processo de recuperação judicial, que seguiu todos os ritos previstos. Esta é mais uma etapa importante na evolução do plano de recuperação judicial, que foi aprovado por ampla maioria e homologado pela Justiça, além de ser mais um passo em direção à restruturação da empresa. O Programa foi desafiador, em função da sua abrangência nacional, mas foi muito bem recebido pelos credores e os resultados foram positivos”, afirma o presidente da Oi, Eurico Teles.
No Programa para Acordo com Credores, 37 mil credores se cadastraram na plataforma eletrônica www.credor.oi.com.br para receber valores de até R$ 50 mil. O pagamento foi estabelecido em duas parcelas: a primeira, correspondente a 90% do valor, aconteceu em até 10 dias úteis após a assinatura do termo de acordo; e os 10% do crédito remanescente estão sendo pagos agora, decorridos 10 dias da publicação da homologação do Plano de Recuperação Judicial.
O programa iniciou a fase de cadastramento de interessados em junho de 2017 e atendeu a credores de todo Brasil que constam da Relação de Credores publicada pelo Administrador Judicial em 29 de maio de 2017. Do total de 55 mil credores da Recuperação Judicial da Oi, cerca de 53 mil tinham a receber valores de até R$ 50 mil.
Para executar o Programa para Acordo com Credores a Oi criou a plataforma eletrônica www.credor.oi.com.br para o credor se cadastrar, apresentar a documentação necessária e, depois, ir a um dos 39 Centros de Atendimento que a empresa instalou em todas as capitais do país e em outras cidades nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná. O credor que precisou de apoio para acessar a plataforma eletrônica também pôde se dirigir aos centros de atendimento para obter ajuda.