Os Correios, como organização comprometida com o desenvolvimento da sociedade brasileira, têm estimulado de forma gradativa a cultura, na medida que investe em projetos e ações que têm como diretriz a difusão da arte, ampliando os espaços de convergência da cultura. Partindo desta premissa, o Edifício Sede dos Correios em Fortaleza, na Rua Senador Alencar nº 38, criou em 05.08.2005 o Espaço Cultural dos Correios Fortaleza – ECC, em pleno Centro histórico da capital cearense, onde a intensa movimentação humana em torno de serviços postais tornou-se um ambiente democrático de diálogo da arte com o público que visita e trabalha no centro de nossa cidade.
A trajetória da construção deste espaço contou com mais de 100 exposições envolvendo os mais diversos estilos de artes visuais – dentre pintura, desenho e fotografia e projetos literários de incentivo à leitura com grandes escritores de nossa literatura – Carlos Drummond, Cora Coralina, Adélia Prado, Mário Quintana, tendo aproximadamente a visitação de 66.000 pessoas e um investimento por parte da estatal no Ceará de mais de R$ 1.870.815,00.
Dentro desta retrospectiva, podemos citar a primeira exposição “Cinco Mestres das Xilogravuras” com curadoria de Roberto Galvão, bem como a exposição fotográfica “Antanas Sutkus – um olhar livre” (2012), obra deste artista lituano do século XX. Na interação Brasil-Cuba a exposição “Ensaio do Corpo para o Baile Solitário- diálogo entre fotografia e performance” (2014) a pernambucana Maíra Ortins e a cubana Cirenaica Moreira trouxeram o imaginário e o onírico na arte das imagens fotográficas.
Este ano a exposição “Condenados – no meu país minha sexualidade é crime” do jornalista e fotógrafo Philippe Castetbon, teve sua expansão no Centro Dragão do Mar onde foi lançado o livro e feito um ciclo de debates temáticos com estudantes, sociedade e poder público, fazendo com que a arte reforce este papel de provocar reflexões, fortalecendo as relações de tolerância e boa convivência com as diferenças.
Atualmente o ECC Fortaleza está com a exposição “Afetos Urbanos” dos fotógrafos cearenses Marília Oliveira e Régis Amora, trazendo a releitura de memórias afetivas de personagens que habitam o entorno do prédio dos Correios, coroando os 10 anos do Espaço Cultural pela valorização do patrimônio imaterial de Fortaleza, resignificando e incluindo pessoas e sentimentos por meio da arte.
Estes projetos são selecionados anualmente por meio de Edital Público e avaliados por uma comissão técnica formada especificamente para este fim. As inscrições ocorrem frequentemente no 2º semestre de cada ano, sendo divulgado no Diário Oficial da União e no site dos Correios. Os projetos podem ser direcionados para os Centros Culturais do Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador, Brasília e para os Espaços Culturais de Juiz de Fora e Fortaleza. Estes projetos, em consonância com a Lei 12.288, de 20.07.2010, também garantem a igualdade de oportunidades para participação no sistema de cotas para afro-descendentes.
E como forma de estimular este diálogo com a arte de maneira inclusiva, o proponente deve incluir visitação de alunos da rede pública municipal e/ou estadual ou de pessoas em situação de risco social, com deficiência como contrapartida social. Para o ECC são previstas 400 visitas monitoradas com direito a transporte, lanche e acompanhamento da monitoria da exposição. Aliado a isto, todo material de divulgação deve ser confeccionado por fontes responsáveis, devendo ser inserida a mensagem “Material reciclável. Descarte em local adequado”, consolidando a responsabilidade socioambiental da empresa.
Assim o Espaço Cultural dos Correios pretende estar nesta busca contínua de ampliar, integrar e consolidar a arte e suas diversas linguagens, dialogando com os outros equipamentos culturais e formando um corredor de cultura que traga novos públicos e construa uma nova história no Centro de Fortaleza.
EXPOSIÇÃO E PROJETO “AFETOS URBANOS” – Convidado para marcar a temporada de festejos pelos 10 anos de atuação contínua do Espaço Cultural Correios Fortaleza, o projeto Afetos Urbanos integra as atividades pela data da criação do equipamento, que nesse dia 05 de agosto movimenta uma extensa programação especial pela passagem comemorativa.
A mostra fotográfica Afetos Urbanos, aberta desde o dia 13 de julho com o patrocínio dos Correios, reflete os olhares e sensibilidades dos talentosos artistas Marília Oliveira e Régis Amora sobre o Centro da capital cearense, em diálogos com linguagens artísticas que vão de interferências do grafite e estêncil pelo Acidum Project às diversas formas de releitura para as memórias colhidas entre moradores, trabalhadores e frequentadores do bairro. São entrevistas informais, lembranças cotidianas de personagens que habitam e vivenciam o espaço do entorno da Agência Central dos Correios em Fortaleza, compondo as expressões da exposição, sob curadoria de Fernando Jorge, através de 22 fotografias, vídeos documentais com entrevistas, interações conjugadas com o público nas visitações, oficinas, palestras e lançamentos, como também dos cadernos de anotações, planejamentos e observações dos artistas sobre a experiência, e ainda nas colaborações reunidas e registradas a partir de postagens no Instagram com a hashtag #afetosurbanos no site interativo www.afetosurbanos.com.br.
Tudo isso e mais ainda se somará à exposição e projeto Afetos Urbanos que fica em cartaz gratuitamente até 12 de setembro.
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DOS 10 ANOS DO ECC FORTALEZA
– DIA 05/08/2015
Assim, nessa quarta-feira comemorativa de 05 de agosto, os movimentos da programação especial pelo dia da criação do Espaço Cultural Correios Fortaleza começam bem cedo com uma exclusiva recepção aos funcionários da Agência Correios Central. A partir das 9h até às 09h40, assim como de 15h às 15h40, os artistas Marília Oliveira e Régis Amora se revezam em Visitas Guiadas aos alunos da Escola Estadual Justiniano de Serpa, enquanto atendem ao público em geral presente, que pode ser acompanhados por monitores para reconhecer minuciosamente as concepções das obras expostas e o Espaço Cultural Correios.
Ainda na manhã, das 10h às 11h os visitantes poderão ouvir e conversar com a orientadora pedagógica Luana Diogo sobre “A construção afetiva dos sujeitos no cinema”, enquanto a responsável pelas integrações de atividades para alunos da rede pública de ensino, também se vincula à exibição de 03 curtas-metragens no auditório dos Correios, com temáticas relacionadas às concepções e convergências artísticas.
Já à tarde, de 16h às 16h40 também no Auditório do Espaço Cultural Correios Fortaleza, uma palestra ilustrada por convidados do projeto “Para Ver O Mar” tece sobre “Arte Urbana: Processos Criativos”, a partir das experiências dos artistas Diego de Santos, Maíra Ortins, Narcélio Grudjunto ao curador Herbert Rolim, com participação também de Lucas Rozzoline, arquiteto na Coordenação de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), que falará sobre patrimônio e intervenções artísticas.
Para ressaltar a data, às 17h será feita uma solenidade contando com a presença de pessoas que ajudaram a construir este equipamento , com participação do Coral da empresa Encantart e retrospectiva dos 10 anos de Espaço Cultural.
OUTRAS ATIVIDADES E EXPOSIÇÃO EM CARTAZ ATÉ 12 DE SETEMBRO
As comemorações se mantêm em outras datas até 12 de setembro com visitações diárias à exposição e com agendamentos para grupos pelo fone (85) 3255-7142, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. No sábado dia 08 de agosto, o Espaço Cultural Correios Fortaleza fica aberto até às 17h para integrações à 3ª edição de 2015 do “Viva O Centro de Fortaleza”, que estimula ocupações e programações de outras Casas de Cultura do bairro, que concentra o maior número de equipamentos do gênero na cidade.
Já no dia 18/08, às 19h, o projeto “Afetos Urbanos” ganha oLançamento do livro da mostra, e dessa vez segue ao Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema – Fortaleza). O livro traz imagens da exposição, informações gerais sobre o projeto, que também disponibiliza para download o material educativo desenvolvido especialmente para utilização de escolas de ensino fundamental e médio.
O site www.afetosurbanos.com.br em contínua alimentação de conteúdos também abriga mosaico de afetos feito pelo público. “Assim, cada um poderá contribuir com seu olhar sobre o Centro da cidade”, reforça Marília Oliveira, que junto ao parceiro Regis Amora realizam oficinas de fotografia para funcionários dos Correios e o público em geral, nos dias 01 e 08 de agosto. “Dessa forma, o Espaço Cultural Correios, que investe sistematicamente no fomento à arte e cultura, amplia o acesso do público às exposições e demais ações culturais que promove ao longo dos seus 10 anos de atuação em Fortaleza”, pontua a assessora de comunicação dos Correios no estado, Soraya Barros.
Saiba mais sobre os artistas do projeto Afetos Urbanos:
Régis Amora – Diretor de Comunicação do Ifoto. Membro fundador do Descoletivo. Facilitador de Cursos/ Oficinas de Fotografia. Participou de exposições individuais e coletivas em Fortaleza, além de trabalhos expostos na Paraíba (Pomar de Corpos), Espanha (Corpos) e Portugal (Para Jablonsky, uma cidade). Teve trabalhos publicados nos jornais O Povo, Jornal da Paraíba, Revista Digital Photographer Brasil e Revista Olho de Peixe. Experimenta, ainda, a linguagem do audiovisual. Com o Descoletivo, participou do Festival Encontros da Imagem, em Portugal, em setembro de 2014, com exposição no Museu Pio XII.
Marília Oliveira – Diretora do IFOTO – Instituto de Fotografia do Ceará -, onde ministra cursos de fotografia básica e desenvolve atividades educativas e de fomento e difusão da fotografia. Membro fundadora do Descoletivo, coletivo de fotógrafos que realiza ações de intervenção urbana trazendo à rua exposições itinerantes. Participa da publicação fotográfica Olho de Peixe, pioneira no Ceará, atualmente em sua terceira edição. Investe em pesquisa etnográfica desde 2007 acerca da infância em situação de risco, mapeando o estado do Ceará através das experiências cotidianas de crianças socialmente vulneráveis e vítimas de violência. Participou dos Encontros de Agosto de 2013, com o trabalho “Francisco e Eu”. Integrou exposições coletivas no Centro Cultural Dragão do Mar, Memorial da Cultural Cearense, UECE, Etufor, Travessa da Imagem, SESC e no Museu Pio XII em Braga, Portugal – no festival Encontros da Imagem, junto ao Descoletivo –, e em João Pessoa, Paraíba, no Festival Mundo.
SERVIÇO: Exposição Afetos Urbanos
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL pelos 10 anos do Espaço Cultural dos Correios Fortaleza (dia 05 de agosto de 2015)
– 09h as 09h40: Visita Guiada com Marília Oliveira e Régis Amora para Escola Estadual Justiniano de Serpa
– 10h as 11h: Fala com Luana Diogo “A construção afetiva dos sujeitos no cinema” e exibição de 03 curtas-metragens, no auditório dos Correios
–15h as 15h40: Visita Guiada com Marilia Oliveira e Régis Amora para Escola Estadual Justiniano de Serpa
– 16h as 16h40: Palestra “Arte Urbana: Processos Criativos”, com Diego de Santos, Herbert Rolim, Maíra Ortins, Narcélio Grud e Lucas Rozzoline. Auditório dos Correios.
-17h: Fala Oficial dos Correios, participação do Coral da empresa Encantart, homenagens e retrospectiva pelos 10 anos do Espaço Cultural Correios.
+ Visitação diária: Até 12/09/15, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, aos sábados, das 8h às 12h. Entrada franca.
Local: Espaço Cultural Correios Fortaleza (R. Senador Alencar, 38 – Centro – Fortaleza). Telefone para agendamentos de visitas guiadas (85) 3255-7142
+ Lançamento do livro Afetos Urbanos: Dia 18/08, às 19h.
Local: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema – Fortaleza). Telefone: (85) 3488-8600
* postado por Oswaldo Scaliotti