Lola Sciwinzki é designer de moda e uma mulher determinada. Ela idealizou o Mercado Transversal e o transformou em uma das feiras de economia criativa mais conhecidas na cidade.
Formada em design de moda, Lola Sciwinzki, há quatro anos criou uma das feiras de marcas autorais mais conhecidas de Fortaleza, o Mercado Transversal. O que era uma ideia despretensiosa, tomou grande proporção e passou de fonte de renda extra para principal de muitos expositores. “O evento surgiu da ideia de ter uma feira com o menor custo possível e que também abrisse espaço para a exposição de novas marcas. No começo eu não imaginava que cresceria tanto, mas depois o evento cresceu muito e fomos nos organizando cada vez mais”, conta a idealizadora da feira.
Lola é uma figura ímpar que, em dois minutos de prosa, você percebe a paixão pelo que faz, mesmo falando das dificuldades enfrentadas.
Para além de um espaço de exposição, a feira se transformou em um evento com público fiel, onde toda família encontra entretenimento. E administrar tudo isso não é tarefa fácil. “Eu faço quase tudo sozinha! Cuido das mídias sociais, faço a curadoria das marcas, faço o layout dos expositores e as artes de divulgação”, diz Lola pontuando que o maior desafio é a curadoria das marcas, pois tem segmento que possui muita demanda e outros não”.
E algo que a visão empreendedora da designer de moda percebeu é que, assim como ela, outras mulheres dominam essa área da economia. Ela relata que praticamente 90% das marcas que expõem no Mercado Transversal são comandas por mulheres. “Eu acho que as mulheres são mais abertas às oportunidades porque os homens têm medo de arriscar mais, então eles preferem um emprego formal, trabalhando de 8h às 18h, com carteira assinada e com todos os benefícios”, relata Lola.
“As mulheres têm mais coragem de arriscar, elas embarcam nos sonhos delas. Eu costumo dizer que tenho muita honra de trabalhar no Mercado porque lido com o sonho das pessoas, e é ali que elas transformam seus sonhos em negócios”, diz a empreendedora.
Mais:
O Mercado Transversal chega a abrigar, em um mesmo espaço, designers, artistas, artesãos, criadores e produtores que buscam levar seu trabalho ao público, gerando recursos e fortalecendo a economia local, movimentando 100 (cem) mil reais por evento.
Na primeira edição que aconteceu num espaço chamado Arte Transversa, daí o nome da feira, onze marcas participaram e, com o sucesso de público, um mês depois, pela quantidade de expositores que procuraram Lola para expor, viu-se a necessidade de um espaço maior. E foi o que aconteceu. O Mercado ficou um ano no jardim de um centro comercial na Aldeota e acontecia a cada dois meses. Atualmente o evento é realizado numa média de duas vezes no mês, no Imprensa Food Square.
O Mercado Transversal é um dos mais disputados entre as marcas. Não é à toa que existe um banco com aproximadamente 1.000 (mil) marcas esperando uma oportunidade.
**Fotos: Davi Probo