Kalil Hissa é Engenheiro civil, diretor técnico da Blu e professor universitário
Aos poucos, o nó na garganta dos brasileiros começa a desatar. Contudo, na medida em que o panorama da economia deixa o epicentro da crise para trás, investimentos a longo prazo como os do mercado imobiliário ainda se veem às voltas com o alto estoque de unidades. A saída da construção civil? Buscar na inovação os diferenciais que vão ajudar o cliente na decisão pela compra.
Tais diferenciais vão mudando de acordo com o tempo e o mercado. Por exemplo, há quinze anos o diferencial dos empreendimentos era uma área comum equipada com uma piscina, o que hoje em dia já é visto como um item básico. Atualmente os principais diferenciais absorvidos pelo mercado são aqueles que possibilitam uma maior economia e/ou conforto para o cliente.
Daí os investimentos tecnológicos para as unidades como a infraestrutura para automação, os isolamentos termoacústicos, a aposta na já disseminada iluminação em led e uma gama de alternativas construtivas que permitam um melhor aproveitamento arquitetônico dos espaços.
Por outro lado, há também o trabalho nas tecnologias de gestão de processos e projetos, com a busca por uma construção mais enxuta, e, por consequência, um empreendimento mais barato, com a economia sendo repassada aos clientes.
O serviço de assinatura de água mineral para condomínios e residências da Blu – Sistema de Água Mineral é um desses diferenciais. Tal sistema possibilita o consumo de água mineral sem a necessidade do garrafão, funcionando semelhante à central de gás, onde hoje não é mais necessária – e até proibida – a utilização do botijão de gás dentro da unidade. Antes da fase de acabamento do empreendimento, o reservatório e as tubulações do sistema são instalados, minimizando os custos e a interferência com as demais fases de obra.
Esta necessidade de se reinventar é um dos efeitos colaterais positivos que os tempos de dificuldades nos legam. A busca pela inovação aplicada à construção civil é um caminho sem volta. E, se bem aproveitado, à prova de qualquer crise.