A Nissan Motor Co., Ltd. revelou hoje seus planos de lançar um número cada vez maior de veículos eletrificados, expandir e evoluir os sistemas de condução autônoma e acelerar a conectividade dos veículos. Essas estratégias fazem parte de seu plano de negócios de médio prazo “Nissan M.O.V.E. to 2022”. Entre os objetivos estão vender anualmente 1 milhão de veículos eletrificados até o ano-fiscal 2022 – sejam 100% elétricos ou aqueles equipados com powertrains e-POWER.
Como parte do “Nissan M.O.V.E. to 2022”, a empresa também pretende:
- Desenvolver oito novos veículos puramente elétricos, com base no sucesso do novo Nissan LEAF
- Lançamento de uma ofensiva de carros elétricos na China sob diferentes marcas
- Introduzir um “kei car” (mini) elétrico no Japão
- Oferecer um veículo elétrico crossover global inspirado no Nissan IMx Concept
- Eletrificar os novos modelos INFINITI a partir do ano-fiscal 2021
- Equipar 20 modelos em 20 mercados com tecnologia de condução autônoma
- Alcance de 100% de conectividade para todos os novos carros Nissan, Infiniti e Datsun vendidos em principais mercados até o final do plano
Philippe Klein, diretor de planejamento da Nissan, disse: “Nosso produto e estratégia de tecnologia são dedicadas a posicionar a Nissan para liderar a evolução da tecnologia, do negócio e da indústria automotiva. Nossos esforços estão focados no fornecimento da Mobilidade Inteligente da Nissan, englobando os três elementos centrais da eletrificação, condução autônoma, conectividade e novos serviços de mobilidade”.
Falando com a imprensa ao lado dos vice-presidentes sênior Takao Asami e Ogi Redzic, que lidera os respectivos projetos autônomos de condução e conectividade na Aliança, Klein reafirmou que o plano de médio prazo visa impulsionar a receita anualizada em 30%, alcançando 16,5 trilhões de ienes até o final do ano-fiscal 2022. A empresa também objetiva margem de lucro operacional de 8% e fluxo de caixa livre acumulado de 2,5 trilhões de ienes. Klein prometeu alavancar os ativos da plataforma e do powertrain da Renault-Nissan-Mitsubishi para apoiar os objetivos da empresa.
Eletrificação
Como parte da estratégia de eletrificação, Klein disse que a Nissan lançará uma ofensiva de produtos na China que será liderada por um novo veículo elétrico do segmento C, que chegará esse ano, derivado da tecnologia do novo Nissan LEAF. A ofensiva de produto também incluirá um veículo elétrico acessível por meio de uma joint venture da Aliança com a empresa GT New Energy Automotive. Este novo veículo elétrico acessível será desenvolvido em conjunto pela Aliança e pela sua parceira chinesa Dongfeng em uma plataforma de SUV do segmento A. Mais dois derivados de veículos elétricos também estão sendo preparados para a marca Venucia, vendida apenas na China.
A Nissan continuará também a expandir sua tecnologia e-POWER, já oferecida no Nissan Note e Nissan Serena no Japão. Mais de 129 mil unidades do Note e-POWER foram vendidas no Japão em seu primeiro ano de mercado, com mais de dois terços dos clientes do Note optando pela versão e-POWER ao invés do modelo a combustão.
A Nissan espera que os veículos eletrificados (veículos elétricos e e-POWER) representem 40% das vendas da empresa no Japão e na Europa até 2022 e 50% até 2025. Nos EUA, a expectativa é de 20% a 30% até 2025, enquanto na China é 35% a 40%. A Infiniti acelerará a tendência de eletrificação, com os novos modelos sendo puros veículos elétricos ou utilizando a tecnologia e-POWER a partir do ano-fiscal 2021. Até 2025, a Infiniti espera que os veículos eletrificados representem 50% de suas vendas globais.
Condução autônoma
Como parte de sua estratégia para sistemas de direção autônoma, a Nissan anunciou também planos para implantar a tecnologia ProPILOT em 20 modelos em 20 mercados até 2022. A empresa espera vender 1 milhão de veículos equipados com o ProPILOT por ano até 2022.
Isto será seguido pela melhoria do ProPILOT para automatizar a condução em várias faixas de rolamento de rodovias e gerenciando os destinos dos veículos. A capacidade aprimorada será introduzida no Japão como um projeto-piloto em um ano. Asami disse: “Com base na história da Nissan de criar tecnologias de segurança pioneiras, continuamos a evoluir a tecnologia autônoma buscando a conveniência da condução com ‘mãos livres’ e ‘olhos-livres’ em todos as situações. Já temos mais veículos na estrada com capacidades semiautônomas do que qualquer outro fabricante de automóveis, e continuamos a aprender com essa experiência para trazer benefícios aos clientes”.
Conectividade e serviços de mobilidade
Redzic anunciou o objetivo de oferecer conectividade a 100% dos novos modelos Nissan, INFINITI e Datsun a serem vendidos nos principais mercados, o que será possível com o lançamento da Nuvem Conectada da Aliança (Alliance Connected Cloud). Esse serviço permitirá que todas as empresas da Aliança se integrem à gestão de dados dos novos modelos e daqueles que já estão nas ruas”, disse Redzic. “Ele apoiará serviços de info-entretenimento, bem como um mecanismo de comunicação único para facilitar as atualizações ‘over the air’ para todos veículos”.
A Nuvem Conectada da Aliança fornece uma base para permitir a expansão de serviços conectados e de mobilidade para a Nissan, incluindo veículos-robô. A Nissan testou seu primeiro serviço de veículos-robô, chamado “Easy Ride”, com o parceiro DeNA no começo deste mês. No início de 2020, a Nissan pretende fornecer serviços comerciais diretamente aos clientes.
Nissan no Brasil
A Nissan, uma das maiores fabricantes de veículos do mundo, está presente no Brasil desde 2000 e opera hoje com mais de 160 concessionárias em todos os estados do País. A empresa investiu R$ 2,6 bilhões na construção de seu Complexo Industrial próprio em Resende, no estado do Rio de Janeiro. Esta unidade industrial foi inaugurada em abril de 2014 e tem a capacidade de produzir 200 mil carros e 200 mil motores por ano. Atualmente, a unidade industrial fabrica o Nissan March, o Nissan Versa e o Nissan Kicks, além dos motores flexfuel 1.0 12V e 1.6 16V. A Nissan tem cerca de 2.400 funcionários no Brasil.
Sobre a Nissan Motor Co.
A Nissan é um fabricante global de veículos de linha completa, que vende mais de 60 modelos sob as marcas Nissan, INFINITI e Datsun. No Ano Fiscal de 2016, a empresa vendeu 5,63 milhões de veículos no mundo, gerando uma receita de 11,72 trilhões de ienes. No Ano Fiscal 2017, a companhia iniciou o “Nissan M.O.V.E. to 2022”, um plano de seis anos com o objetivo de aumentar em 30% os lucros anuais, para 16,5 trilhões de ienes no fim do Ano Fiscal de 2022, juntamente com uma margem de lucro operacional de 8% e fluxo de caixa livre acumulado de 2,5 trilhões de ienes. Como parte do “Nissan M.O.V.E. to 2022”, a empresa planeja ampliar sua liderança em veículos elétricos, simbolizada pelo veículo elétrico mais vendido do mundo na história, o Nissan LEAF. A sede global da Nissan, em Yokohama, Japão, gerencia operações em seis regiões: Ásia & Oceania; África, Oriente Médio e Índia; China; Europa; América Latina; e América do Norte. A Nissan tem uma força de trabalho global de 247.500 funcionários e tem sido parceira da fabricante francesa Renault, sob a Aliança Renault-Nissan, desde 1999. Em 2016, a Nissan adquiriu uma participação de 34% na Mitsubishi Motors. A Renault-Nissan-Mitsubishi é hoje a maior parceria automotiva do mundo, com vendas combinadas de mais de 10,6 milhões de veículos no ano calendário de 2017.
Para obter mais informações sobre nossos produtos, serviços e compromisso com a mobilidade sustentável, visite Nissan-Global.com. Você também pode nos seguir no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn e ver todos os nossos vídeos mais recentes no YouTube.